Brasil e Cuba estreitam cooperação na área da informação científica e tecnológica

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 05 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Segunda, 05 Mai 2008 21:00

Brasil e Cuba firmaram protocolo de cooperação visando ao estímulo à cooperação, ao intercâmbio e ao apoio recíproco entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT) e o Instituto de Informação Científica e Tecnológica (Idict), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba.

O Memorando de Entendimentos prevê que, a partir de agora, o Ibict e o Idict desenvolvam ações concretas para a promoção, a disseminação e a recuperação da informação, assim como a capacitação de recursos humanos, em nível de graduação e pós-graduação.

'Cuba está muito avançada em universalidade e qualidade da educação, mas vive um relativo atraso no acesso às novas tecnologias e a sua disseminação. O Brasil, por sua vez, está bastante avançado na área da informação em ciência e tecnologia, embora possa explorar a expertise cubana em tecnologias de informação bibliográfica, usuários e bibliotecas', explica Emir Suaiden, diretor do Ibict.

O primeiro passo a ser dado agora é fazer um diagnóstico sobre as potencialidades e as necessidades de cada um dos parceiros. A partir daí, os dois institutos devem começar um processo mais estreito de cooperação, com o possível envio de missões técnicas aos dois países.

A principal possibilidade nesta cooperação será o repasse pelo Brasil do know-how sobre produtos e serviços como inclusão digital, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas e o Sistema Brasileiro de Respostas Técnicas, entre outros. 'Estamos otimistas quanto a este acordo. A cooperação pode trazer grandes benefícios tanto para o Brasil quanto para o povo cubano', observa Suaiden.