III Seminário Internacional sobre mudanças climáticas e seus impactos na agricultura

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 06 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 06 Mai 2008 21:00

O III Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas e seus Impactos na Agricultura é uma realização da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), organizado pelo Departamento de Engenharia da Ufla e Departamento de Engenharia Agrícola da UFV e tem como apoiadores e patrocinadores: CNPq, Fapemig, Faepe, Fundecc, Funarbe, Crea/MG e o Grupo Intec e as seguintes instituições participantes: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), Unicamp, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), IAC (Instituto Agronômico de Campinas), Embrapa e Met Office Hadley Centre (Inglaterra).

Para o coordenador do evento, professor Luiz Gonsaga de Carvalho “as mudanças climáticas globais implicarão na adoção de novas estratégias na agricultura e a utilização de modelos climáticos globais e regionais em associação com modelos de crescimento e desenvolvimento de culturas tem mostrado ser uma ferramenta de alto potencial para a analise de impactos e possibilidade de adaptação e mitigação da agricultura em resposta aos cenários de mudanças climáticas. Considerando a importância econômica e social da agricultura para o Brasil, esse seminário tem como objetivo discutir as técnicas mais recentes desenvolvidas por cientistas de diferentes partes do globo na análise de impactos, adaptação e mitigação da agricultura em respostas as mudanças climáticas”.

Na solenidade de abertura, que registrou solenemente o início do Seminário, foram convidados para compor a mesa de honra, o reitor Antônio Nazareno Mendes, a pró-reitora de Pesquisa, Édila Vilela de Resende Von Pinho, o chefe do Departamento de Engenharia, Nilson Salvador, o secretário executivo do Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas, Milton Nogueira da Silva, a comandante da 6ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Rosangela de Souza Freitas, Flávio Barbosa Justino, representando o coordenador da Comissão Organizadora do seminário pela UFV, Luiz Cláudio Costa e o coordenador da Comissão Organizadora do seminário pela Ufla, Luiz Gonsaga de Carvalho.

O Seminário acontece no Salão de Convenções da Ufla, nos dias 7, 8 e 9 de maio.

Mais informações: www.deg.ufla.br/3simc