Programa promove ações de inclusão educacional e social das pessoas com deficiência

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 06 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 06 Mai 2008 21:00

As instituições federais de ensino superior (Ifes) já podem enviar ao Ministério da Educação as propostas para ingresso no Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior. O edital foi publicado nesta segunda-feira, 5, no Diário Oficial da União. O prazo para envio de propostas é até 5 de junho.

A iniciativa é das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Especial (Seesp) do MEC, que disponibilizou mais de três milhões de reais para a execução do edital. Entre os objetivos está o de promover ações que garantam o acesso pleno de pessoas com deficiência às Ifes, apoiar propostas para superar situações de discriminação contra os estudantes com deficiência e implementação da política de inclusão das pessoas com deficiência na educação superior.

As propostas visam à criação e reestruturação de Núcleos de Acessibilidade nas Ifes. Esses núcleos vão atuar na implementação da acessibilidade às pessoas com deficiência em todos os espaços, ambientes, materiais, ações e processos desenvolvidos na instituição, buscando integrar e articular as demais atividades à inclusão educacional e social.