Ufla realiza 53ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 07 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 07 Mai 2008 21:00

O Departamento de Ciências Exatas e o Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária da Universidade Federal de Lavras (Ufla) estarão realizando, no período de 14 a 16 de maio de 2008, a 53a Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBRAS).

A RBRAS foi fundada em 1955, em Campinas, SP, no Instituto Agronômico, em reunião histórica que contou com a presença do cientista Sir Ronald A. Fisher. De acordo com o artigo 12 de seus estatutos, a RBRAS realiza anualmente uma reunião ordinária, constando de duas partes: Assembléia Geral dos associados e Sessão Científica.

Já foram realizadas 52 Reuniões Anuais da RBRAS, o que demonstra tratar-se de uma sociedade científica tradicional, estruturada e consolidada. A partir de 1985, nos anos ímpares, a Reunião Anual da RBRAS coincide com a realização do Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (Seagro), um evento maior, com duração de uma semana. O Seagro já foi realizado 12 vezes. Será a terceira vez que este evento ocorrerá em Lavras. Em 1989 a Ufla sediou a 34a Reunião da RBRAS e o 3o SEAGRO. Em 2003, a Ufla sediou a 48a Reunião da RBRAS e o 10o SEAGRO. O evento está inserido na programação científica comemorativa do centenário da Ufla, que conta com mais de 100 reuniões científicas em diversas áreas.

Para o coordenador geral professor Joel Augusto Muniz “mais uma vez a Ufla está contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da Área de Estatística Aplicada e Biometria no Brasil ao sediar mais uma vez o evento, que está oferecendo programação científica bastante diversificada e focada nos vários aspectos da modelagem estatística, incluindo desenvolvimento metodológico, aplicações e métodos computacionais”.

O programa científico contemplará Minicursos, Conferências, Sessões Temáticas, Mesa Redonda, além de Sessões de apresentação de trabalhos científicos. O tema central do evento será o uso de “Modelos Estatísticos na descrição de Mudanças Climáticas”.

Detalhes sobre a programação podem ser obtidos no site www.dex.ufla.br/53rbras/