Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Ufla inaugura Laboratório Central de Sementes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 12 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Segunda, 12 Mai 2008 21:00

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) inaugurou em 12/05, o Laboratório Central de Sementes, do Departamento de Agricultura (DAG), que reune os Laboratórios de Análises Moleculares; de Análise de Imagens; de Análises Fisiológicas e de Detecção de OGM’s, além de infra-estrutura para secagem e armazenamento de sementes e pós-colheita de parcelas experimentais.

As atividades na área de Sementes da Universidade Federal de Lavras foram iniciadas na década de 70, pelo professor José Ferreira da Silveira, coincidindo com a criação do Programa Nacional de Sementes (Planasem).

Em 1974, foi criado o Setor de Sementes do DAG, iniciado por professores do departamento que se uniram para a criação do Laboratório de Analises de Sementes da Ufla com a finalidade de divulgar o ensino e a pesquisa na área de sementes e prestar serviços aos produtores.

Na década de 90, atendendo a demanda do país em termos de desenvolvimento da área de sementes, o Setor associou à sua equipe, profissionais com especializações em diferentes sub-áreas ligadas à área de sementes.

Desde essa época, houve a necessidade de expansão do setor, pelas inúmeras atividades, como treinamento de profissionais, aumento das disciplinas de pos graduação, maior demanda de analises, entre outras atividades.

Nos últimos anos, com o empenho da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa, o Setor foi contemplado com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico FNDCT, disponibilizado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério de Ciência e Tecnologia, que possibilitou a construção e a reforma dos laboratórios e ampliação da infra-estrutura.

Para o descerramento da placa de inauguração foram convidados o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o chefe Departamento de Agricultura, Samuel Pereira de Carvalho, a pró-reitora de Pesquisa Édila Vilela de Resende Von Pinho, a professora Maria das Graças Guimarães Carvalho e o professor José Ferreira da Silveira.

Na solenidade, que contou com a presença de pró-reitores, diretores, chefes de departamentos, responsáveis por setores, coordenadores de cursos de graduação e de programas de pós-graduação, professores, técnicos administrativos, estudantes de graduação e de pós-graduação, foram prestadas homenagens aos professores José Ferreira da Silveira e Maria das Graças Guimarães Carvalho pelos relevantes serviços prestados ao Setor de Sementes.

No encerramento todos foram convidados para uma visita às dependências do laboratório.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.