Ufla participa de Workshop sobre Tecnologia de Informação das IFES

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 13 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 13 Mai 2008 21:00

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) esteve presente no II Workshop da Tecnologia de Informação das IFES, representada pelo diretor de TI, Luiz Henrique Andrade Correia e o analista de sistemas Erasmo Evangelista de Oliveira. O evento aconteceu nos dias 6 a 8 de maio em Gramado/RS, que contou com 105 participantes, marcado por apresentações de trabalhos técnicos e pela troca de experiências entre os profissionais das IFES.

O Workshop teve como objetivo principal a troca de experiências entre os profissionais da área de TI de todas as IFES. As IFES participantes discutiram assuntos como: infra-estrutura de redes, desenvolvimento de software, implementação de políticas de segurança,
governança de TI, autoridade certificadora e aspectos legais sobre auditoria e terceirização de serviços.

Entre as diversas experiências de planejamento em TI, foi lançado e apresentado o livro editado pela USP sobre 'Planejamento Estratégico na USP'. A professora Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho (USP) apresentou um relato das experiências de TI em uma grande instituição estadual.

Foram apresentados 33 artigos relatando as experiências de gestão de TI, desenvolvimento de softwares, infra-estrutura e suporte de redes. Após a apresentação dos trabalhos foi realizada uma mesa redonda para a discussão da troca de softwares e desenvolvimento colaborativo de aplicativos entre as IFES. Como resultado desta mesa redonda, foi criado um repositório nacional de programas desenvolvidos pelas IFES que podem ser utilizados gratuitamente dentro das instituições participantes. Além disso, várias instituições criaram parcerias para o desenvolvimento de novos aplicativos.

O Workshop contou com a presença da RNP que participa ativamente do desenvolvimento de aplicações para as IFES. A RNP finalizou a implantação do projeto VoIP4All, serviço de telefonia via internet, disponível na grande maioria das IFES. Apresentou outros projetos em fase de implantação nas IFES, como serviço de vídeo-conferência até o final de 2008 e de certificados digitais para o próximo ano.

A Escola Superior de Redes apresentou um breve relato sobre as suas atividades de preparação dos profissionais de TI e os novos cursos disponibilizados para as IFES.

O TCU esteve presente no workshop e apresentou uma palestra sobre 'Gestão de TI nas IFES'. Na palestra o TCU apresentou como serão realizadas as fiscalizações da governança de Tecnologia da Informação nos sistemas informatizados da Administração Pública, nas iniciativas de governo eletrônico e na gestão dos recursos de tecnologia da informação. Demonstrou a necessidade de se criar um orçamento próprio para a área de TI nas IFES, que segundo o seu Diretor, tornaria mais fácil a gerência e a fiscalização dos recursos utilizados nas universidades federais. Também apresentada a cartilha de 'Boas práticas em Segurança da Informação' para que o TCU possa fiscalizar o desempenho das ações governamentais em aspectos de segurança de tecnologia da informação. Desta forma, foi recomendado que todas as instituições federais revejam ou criem suas políticas de uso de recursos de TI e que apresentem projetos de governança de TI para os próximos anos.

O Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) realizou a sua terceira plenária para a eleição de sua nova diretoria. A composição do novo Colégio para a gestão 2008/2009 será coordenada pelo professor Sérgio Schneider (UFU), e pelo coordenador adjunto Javam Machado (UFC).