Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais se apresenta em comemoração ao Centenário da Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 15 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Quinta, 15 Mai 2008 21:00

A Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais em Lavras (OSEMG) realizou duas apresentações, no dia 15/05, em comemoração ao Centenário da Universidade Federal de Lavras (Ufla). O evento aconteceu, em Lavras/MG, no Auditório Lane Morton, às 19 e 21 horas, com boa presença de público, entre professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e autoridades civis, militares e eclesiásticas.

A orquestra sinfônica foi criada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, para que Minas pudesse contar com uma grande orquestra com possibilidades de manter nível de excelência e, com isso, ser eficiente instrumento de difusão cultural.

Fábio Mechetti é o regente titular dessa nova orquestra que vem se apresentando, respondendo aos anseios não só da classe artística, mas de todos aqueles atuais e potenciais admiradores da música clássica.

A apresentação foi uma realização do Instituto Cultural Orquestra Sinfônica (ICOS) e Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Universidade Federal de Lavras e contou com o apoio da Rede Minas, da EPTV e da Rádio Inconfidência, do Instituto Presbiteriano Gammon e da Prefeitura Municipal de Lavras

Sob a regência do maestro Fábio Costa, foram apresentadas as peças: Bedrich SMETANA - O Moldávia; Richard WAGNER - A viagem de Siegfried pelo Reno e STRAUSS Filho - Contos dos Bosques de Viena.

Fábio Costa é regente assistente da Orquestra. Um dos mais destacados e experientes maestros brasileiros de sua geração, também pianista e compositor premiado. Fábio Costa é formado em Regência Orquestral e Regência de Ópera pela Academia de Música de Viena, e conta com uma experiência de mais de 140 concertos e óperas dirigidos no Brasil, Estados Unidos e Europa. Esteve à frente de várias orquestras no Brasil como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica do Paraná e Sinfonia Cultura.

Na apresentação, o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, prestou homenagem a todos os integrantes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, na pessoa do presidente do ICOS, Diomar Silveira, fazendo a entrega da Medalha Comemorativa do Centenário e o certificado de Honra ao Mérito, em agradecimento e reconhecimento à permanente contribuição cultural ao Estado de Minas Gerais. No ano em comemoração ao centenário de fundação da Universidade Federal de Lavras, esta é a maior honraria outorgada a pessoas e Instituições.