Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Capes oferece bolsas de 1,1 mil euros na França

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 27 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 27 Mai 2008 21:00

Doutorandos brasileiros podem se inscrever até 30 de junho

Já estão abertas as inscrições para o Programa Colégio Doutoral Franco Brasileiro. A iniciativa, fruto da parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CPU (Conselho de Presidentes de Universidades Francesas), oferece bolsas de estudos na modalidade doutorado-sanduíche a estudantes brasileiros e franceses. Os interessados podem se inscrever até 30 de junho.

Há oportunidades nas diversas áreas do conhecimento em regime de co-orientação ou co-tutela. No caso de co-tutela, o programa terá duração de 12 a 24 meses. Para os inscritos na categoria de co-orientação, a permanência deverá ser de 12 meses. O início das atividades está previsto para outubro de 2008 na França.

Para participar do processo seletivo do Colégio Doutoral Franco Brasileiro é preciso ser aluno regularmente matriculado em um curso de pós-graduação avaliado com nota igual ou superior a cinco. Na França, a iniciativa é voltada apenas para estudantes de universidades consorciadas com o CPU.

Os candidatos aprovados recebem bolsas mensais de 1,1 mil euros, passagens aéreas em classe econômica, auxílio-instalação e seguro-saúde. Além disso, se estiver previsto no acordo entre as instituições, o orientador estrangeiro receberá diárias para participar da defesa de tese de seu orientando.

Mais informações podem ser acessadas no edital do programa, disponível no site da Capes.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção