Faltam 100 dias para os 100 anos da Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 27 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 27 Mai 2008 21:00

Vale a pena conferir a programação, disponível em www.ufla.br/100anos

Estão em curso desde setembro de 2007, com a programação de mais de 100 eventos técnico-cientificos, esportivos e culturais, como congressos e reuniões de sociedades nacionais realizados em homenagem ao centenário, a exemplo do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia SBZ e a Reunião da Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior Abeas. Vários eventos esportivos e culturais, como a recente apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de Minas Gerais. Além de outros eventos programados na semana em comemoração ao centenário, no período de 29 de agosto a 7 de setembro de 2008, quando será lançado o Livro do Centenário (Lavras - A Terra Prometida) e o jantar do ex-aluno, que neste ano será coincidente com o “dia do aniversário” - 5 de setembro e terá o número de convites limitado em 1200.

Histórico
Fundada em 1908, como Escola Agrícola de Lavras, em 1938 passa a ser denominada Escola Superior de Agricultura de Lavras. Federalizada em 1963 e no ano de 1994, foi transformada em Universidade. Desde então, segue no desenvolvimento e expansão contínuos dos serviços prestados à sociedade.

A Instituição está organizada em 16 Departamentos Didático-Científicos, que atuam em diferentes áreas do conhecimento. A Ufla prepara mais de 4.000 estudantes em seus cursos de graduação: são 15 cursos, com mais cinco em fase de implantação até o ano de 2010. São mais de 1.200 estudantes de pós-graduação, distribuídos em 19 mestrados e 15 doutorados e outros sete mestrados e quatro doutorados previstos até 2010. Na especialização a distância, são mais de 6.000 estudantes de todos os Estados brasileiros e do exterior. A Ufla projeta-se para até o ano de 2012, atender cerca de 15.000 estudantes, dos quais, mais de nove mil, em cursos de graduação e programas de pós-graduação presenciais.

O campus universitário possui área de 600 hectares, sendo quase 200 mil metros quadrados de área construída, proporcionando a infra-estrutura necessária para o ensino, a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços de qualidade: uma belíssima e completa cidade universitária. São mais de 100 salas de aula e anfiteatros, uma biblioteca central com 150 mil volumes e diversas bases de dados para consultas avançadas.

A Universidade dispõe de mais de 150 laboratórios temáticos modernamente equipados, áreas de cultivos, casas de vegetação, horto de plantas medicinais, diversas instalações florestais e agropecuárias, inclusive duas fazendas experimentais, uma em Lavras e outra em Ijaci, município distante 10 quilômetros.

Desde a sua transformação em universidade, em dezembro de 1994, a Ufla vem experimentando um acelerado ritmo de crescimento, certamente um dos mais intensos de sua centenária história e em todos os indicadores, a exemplo da ampliação na infra-estrutura física, do crescimento no quadro de pessoal docente e técnico-administrativo (permanente e terceirizado), da oferta de novos cursos de graduação e programas de pós-graduação (com o conseqüente aumento no número de estudantes), do aumento de projetos de pesquisa e de extensão universitária e da movimentação financeira em Lavras e região, que triplicou nos últimos anos, atingindo a expressiva soma de R$ 155 milhões em 2007 e projetando-se para cerca de R$ 220 milhões em 2012.

Uma das marcas da Ufla é a qualificação de seus recursos humanos: são 360 professores que se destacam pelo alto nível de especialização, sendo que 96% possuem titulo de mestre e doutor, o que faz com que a Ufla atinja o padrão de capacitação das melhores universidades de países desenvolvidos. O reduzido quadro permanente de pessoal, de apenas 340 técnicos administrativos, possui excelente qualificação profissional, o que contribui para a reconhecida excelência da Ufla na educação superior, na geração de conhecimentos, de tecnologias, de inovação e na extensão universitária.

São mais de 30 mil profissionais graduados, especializados e pós-graduados atuantes em todo Brasil e no exterior. Isto é Ufla. Isto é história.