Ufla realiza IV Ciclo de Palestras em Plantio Direto

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 28 Mai 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 28 Mai 2008 21:00

O IV Ciclo de Palestras em Plantio Direto é uma realização da Universidade Federal de Lavras (Ufla), organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Sistemas de Plantio Direto (NESPD), realizado nos dias 28 e 29 de maio, no Salão de Convenções.

O Núcleo de Estudos em Sistema de Plantio Direto foi fundado em 2002 pelos professores João Batista Donizete Correia do Departamento de Agricultura e Carlos Eduardo da Silva Volpato, do Departamento de Engenharia. Em 2003 foi realizado o Iº Encontro Sul Mineiro de Plantio Direto; em 2006 o IIº Ciclo de Palestras Sobre o Sistema de Plantio Direto e em 2007 o IIIº Ciclo de Palestras Sobre o Sistema de Plantio Direto.

Fizeram parte da mesa de honra as seguintes autoridades: Rubens José Guimarães, pró-reitor de Extensão, representando o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o chefe do Departamento de Agricultura, Samuel Pereira de Carvalho, o coordenador do evento, Élberis Pereira Botrel,o coordenador do Núcleo de Estudos sobre Sistemas de Plantio Direto Carlos Eduardo Silva Volpato e Dr. John Landers.

O IV Ciclo de Palestras em Plantio Direto contou com o apoio e patrocínio do Departamento de Agricultura da Ufla, Faepe, a Bayer, a Bayer Crop Science, Casa da Vaca, Brasil.com e a Andef.

A primeira palestra do evento foi proferida por Núbia Maria Correia, intitulada “Inovações em adubo verdes e plantas de cobertura”.

Núbia Maria Correia
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal. Atualmente é docente da UNESP, Campus de Jaboticabal - SP, responsável pelas disciplinas “Matologia” (graduação) e “Controle químico de plantas daninhas” (pós-graduação). Tem experiência na área de Plantas Daninhas, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de plantas daninhas em culturas anuais e perenes e culturas de coberturas e formação de palha para o plantio direto no cerrado e na região de Jaboticabal.