Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Doutorando da Ufla recebe Prêmio Lamas: 140 anos de pesquisa avícola brasileira

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 02 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Segunda, 02 Junho 2008 21:00

O doutorando em Nutrição de Monogástrico, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Julio César Carrera de Carvalho, concorreu com outros 124 trabalhos, recebendo Menção Honrosa pelo seu trabalho “Efeitos de uma amilase e beta glucanase na disponibilidade da energia metabolizável verdadeira e coeficiente de disgestibilidade do milho para galos”.

O trabalho foi orientado pelo professor Antônio Gilberto Bertechini, do Departamento de Zootecnia (DZO), que apresentou 21 trabalhos, sendo 19 de seus orientados de Iniciação Científica e pós-graduação - um recorde de pesquisas apresentadas.

Falando na abertura da recém-encerrada Conferência APINCO 2008 de Ciência e Tecnologia Avícolas (Santos, SP, 27 a 29 de maio de 2008), o diretor de Eventos da Facta, professor Edir Nepomuceno da Silva, que presidiu os trabalhos do evento, observou que tão ou mais importante que o próprio evento foi a adesão de acadêmicos e técnicos brasileiros ao Prêmio de Pesquisa Avícola José Maria Lamas da Silva. Explicou porquê: “Foram inscritos ao Prêmio, no total, 275 trabalhos de pesquisa técnico-científica. Levando-se em conta que, em média, atuam nesses trabalhos quatro pesquisadores, tem-se aí cerca de 1.100 técnicos voltados para um mesmo objetivo: responder a desafios levantados pela avicultura brasileira. Mais ainda: pesquisas do gênero demandam pelo menos seis meses de experimentos, de repetições, de observações, de análise dos resultados obtidos, de levantamento das conclusões. São ao todo, portanto, 1.650 meses – ou quase 140 anos de pesquisa avícola genuinamente brasileira”.

Esses “quase 140 anos de pesquisa” estão concentrados em suplemento especial da Revista Brasileira de Ciência Avícola, editada pela Facta, estando distribuídos nas áreas de Nutrição (125 trabalhos), Sanidade (60), Produção (41) e Outras Áreas (49 trabalhos). Mas nem todos concorreram diretamente ao Prêmio Lamas: passaram, antes, pelo crivo de quatro diferentes comissões - cada uma delas composta por catedráticos de diferentes instituições de ensino superior do País ou, mesmo, de técnicos de empresas especializadas do setor – que, ao final, pré-selecionaram 45 trabalhos, apresentados oralmente na Conferência APINCO.

Mais informações: www.avisite.com.br/noticias/default.asp?codnoticia=9024

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção