Ufla participa de projeto associado aprovado no PROCAD

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 03 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 03 Junho 2008 21:00

A finalidade do PROCAD, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é reduzir as desigualdades regionais na qualidade dos cursos e na oportunidade de acesso aos cursos de pós-graduação, bem como incentivar a integração entre as diferentes instituições de ensino superior.

Este programa visa à formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, vinculado a projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Simultaneamente, busca intensificar o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa, criando condições para promover o equilíbrio regional, a expansão e a qualificação do sistema de pós-graduação e, conseqüentemente, dos demais níveis de ensino. Apóia missões de estudos e missões de pesquisa e docência envolvendo grupos de diferentes instituições do país. Deste modo, possibilita a mobilidade de estudantes (executa de forma descentralizada um modelo de 'bolsa sanduíche' único no país), de orientadores e de docentes dos programas de pós-graduação envolvidos no projeto.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio do Departamento de Ciências Exatas (DEX), participa como instituição associada ao projeto de autoria de Pablo Augusto Ferrari, intitulado 'Seguro agrícola: modelagem estatística e precificação', com coordenação geral da USP e IFES associadas a UFMG e UFPR, na área de Matemática/Probabilidade e Estatística.

Um segundo projeto de autoria de Pedro Alberto Morettin, intitulado 'Séries temporais, análise de dependência e modelos generalizados', com coordenação geral da USP e IFES associadas a UFRPE e PUC-Rio.

Pela Ufla os coordenadores do projeto são os professores João Domingos Scalon e Thelma Sáfadi.