Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Fapemig financia pesquisas na área de biocombustíveis

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 03 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Terça, 03 Junho 2008 21:00

A busca por fontes limpas e renováveis para a matriz energética em substituição aos combustíveis fósseis está na agenda de praticamente todos os países. Nesse cenário, o biocombustível aparece como vantajosa alternativa especialmente para países como o Brasil, que possui extensões de terra propícia ao cultivo de oleaginosas, como a mamona e a cana de açúcar, e conhecimento na área. As pesquisas realizadas em diversas instituições de C&T têm contribuído para o aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias.

Com o objetivo de incentivar ainda mais os trabalhos na área, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)acaba de lançar o edital 14/2008, do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis. Seu objetivo é financiar estudos voltados para o desenvolvimento e transferência de tecnologias destinadas à produção de biocombustíveis.

Ao todo, serão repassados R$3 milhões às propostas aprovadas. Os projetos devem ser apresentados por instituições de pesquisa em parceria com empresas, associações, sindicatos ou entidades representativas de classe. A data limite para envio da proposta é 11 de agosto. Vale lembrar que somente serão aceitas as propostas enviadas eletronicamente, por meio do sistema AgilFAP (http://agilfap.fapemig.br/).

'A questão das fontes renováveis de energia está na pauta mundial e o Brasil se apresenta como um País com grande potencial para sua geração, produção e exportação. Nesse contexto, Minas Gerais, por meio da Fapemig e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, antecipa ações concretas lançado este edital com volume significativo de recursos para incentivar a pesquisa nessa área estratégica', diz José Geraldo de Freitas Drumond, presidente da Fapemig.

Em 2008, o edital irá abranger cinco áreas temáticas: Tecnologia agrícola; Biotecnologia; Tecnologia industrial, engenharia e instrumentação; Sociologia e economia; e Meio ambiente. Os projetos devem ser desenvolvidos no prazo de 36 meses. O edital pode ser visualizado no endereço: www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital_14-2008_Biocombustivel.pdf.

Outras informações com a Central de Informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.