Professor Edson Ampélio Pozza recebe Comenda Antônio Secundino de São José

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 04 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 04 Junho 2008 21:00

O Conselho Diretor da Comenda Antônio Secundino de São José, reunido no dia 8 de maio, no anexo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, escolheu os doze agraciados com a medalha, que foi entregue durante a 50ª Fenamilho, em Patos de Minas.

A reunião do Conselho contou com a presença de representantes das seguintes instituições: Prefeitura de Patos de Minas; Assembléia Legislativa de Minas Gerais; UFV; UFMG; Ufla; Fetaemg; Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Minas Gerais; Prefeitura de Presidente Olegário; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A Comenda é outorgada pelo Governo do Estado, desde 1992 e é concedida a personalidades ou instituições que contribuíram – e ainda contribuem – com o trabalho para o desenvolvimento da agropecuária, abastecimento e meio ambiente.

Em solenidade realizada no dia 30 de maio, Edson Ampélio Pozza, professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Faepe), recebeu a Comenda Antônio Secundino de São José.

Edson Ampélio Pozza

Graduação: Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia – 1991
Mestrado: Agronomia - Fitossanidade pela Universidade Federal de Lavras – 1994
Doutorado: Agronomia - Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa – 1998

Professor Associado do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras. Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e membro do conselho fiscal da revista Fitopatologia Brasileira.

Foi Professor Substituto de Fitopatologia na Universidade Federal de Uberlândia, em 1997, quando foi responsável pela Clínica Fitossanitária. Coordenador do programa de pós-graduação em Fitopatologia da Ufla, de 2004 a 2006, Chefe do Departamento de Fitopatologia de 2000 a 2004, Diretor Administrativo e membro do Conselho de Administração da Cooperativa de Trabalho dos servidores da Ufla (Coopeufla), de 2000 a 2004 e Presidente do Conselho Deliberativo da Faepe.

Linhas de Pesquisa: Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa principalmente com epidemiologia e manejo das doenças das culturas do café e da soja. Desenvolve pesquisas, principalmente visando otimizar recursos disponíveis no ambiente, como a nutrição mineral e o correto uso do solo e da água para reduzir a intensidade de doenças nas culturas da soja e do café, no campo. Com isso, obtém-se a redução da aplicação de defensivos agrícolas, maior produtividade e qualidade dessas duas importantes ‘commodities’ para Minas Gerais. Também tem linhas de pesquisa utilizando o georrefenciamento e imagens de satélite na detecção e intensidade de doenças e o desenvolvimento de ‘softwares’ para diagnose de doenças.

É pesquisador nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Com o seguinte projeto em andamento:

Monitoramento do efeito da nutrição mineral na intensidade de doenças do cafeeiro por meio de sensoriamento remoto orbital, imagens digitais multiespectrais e sistemas de informação geográfica.

Membro de 4 grupos de pesquisa na Ufla e na UFV.

Publicações científicas: Mais de 250 trabalhos científicos publicados, sendo 62 artigos completos publicados em revistas com corpo editorial e 180 trabalhos apresentados em Congressos.

Projetos aprovados e em andamento: Participou e coordenou 12 projetos de pesquisa financiados por diversos órgãos de pesquisa.

Patentes: Total 5, sendo 3 registros de programas de computador, sendo 1 em andamento com diagnose e sintomatologia de doenças do cafeeiro. Outras 2 com desenvolvimento de tecnologia para produção de mudas de cafeeiro em tubetes de cera de abelha e uso do própolis como produto alternativo no controle de doenças.

Consultor: Consultor Ad-hoc de 5 periódicos, da Fapemig, CNPq e Capes, tendo emitido mais de 90 pareceres nos últimos 5 anos.

Orientações: Participou da Orientação de 62 alunos de graduação e pós-graduação, tendo orientado, entre eles, 9 Mestres, 5 Doutores e 10 alunos de iniciação científica.

Atuação Profissional: Além de ser professor associado da Ufla, é diretor executivo da Faepe, sub-coordenador do programa de pós-graduação em Fitopatologia, Coordenador e professor do curso de Extensão a Distância em Controle de Doenças de Plantas na Agricultura Altenativa e Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, Membro do Núcleo de Ensino a Distância da Ufla, Membro da Comissão organizadora do Centenário da Ufla e do Comitê Estadual de Controle da Ferrugem da Soja, Responsável Técnico Substituto do Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário da Ufla, Responsável Técnico pela Análise de Risco de Pragas e da Faepe junto ao Crea-MG, membro do colegiado do programa de pós-graduação em Fitopatologia e do curso de pós-graduação Lato-sensu em Manejo de Doenças de Plantas.