Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Reitor reeleito empossa novos membros da Administração Central da Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 08 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Domingo, 08 Junho 2008 21:00

Foto: Assessoria de Comunicação Ufla

O reitor reconduzido ao cargo professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, empossou os membros que irão compor a equipe da administração central até 31 de maio de 2012. O evento ocorreu no Salão de Convenções no último dia 6 de junho, às 16 horas.

Além do vice-reitor, foram empossados a chefe de Gabinete, os pró-reitores, os coordenadores de cursos de graduação e de programas de Pós-Graduação, os Diretores, e assessores diretos e os chefes de Departamentos.

Nova equipe - Gabinete da Reitoria

O Gabinete da Reitoria será chefiado pela professora Valéria da Glória Pereira Brito, que recebeu o certificado de recondução ao cargo. A equipe de diretores e assessores dos órgãos diretamente vinculados à Reitoria são: Assessoria de Cerimonial (Sandro Freire de Araújo), Assessoria de Relações Públicas (Ione Dias Bertolucci), Auditoria Interna (Sebastião de Assis Vilela), Centro de Apoio à Educação a Distância (Marcelo Silva de Oliveira), Comissão Interna de Supervisão dos Técnicos Administrativos (Tales Márcio de Oliveira Giarolla), Comissão Permanente de Pessoal Docente (Eduardo Pinto Filgueiras), Escritório de Assuntos Internacionais (Elias Tadeu Fialho), Gerência de Projetos Especiais (Luiz Antônio Lima), Procuradoria Geral (Meurenir José de Paula) e Secretaria Executiva (Fátima Elizabeth da Silva).

Valéria Brito é professora Adjunta do Departamento de Administração e Economia. Foi coordenadora do curso de graduação em administração de 1996 a 2000, pró-reitora de graduação de 2000 a 2004, exerce o cargo de chefe de gabinete da Reitoria desde 2004 sendo agora reconduzida, é também secretária dos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Pró-Reitorias

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) tem como pró-reitor o professor Mozart Martins Ferreira. Integram a Praec quatro coordenadorias e seus respectivos responsáveis: Coordenadoria de Medicina do Trabalho (Adelino de Melo Freire), Coordenadoria de Moradia e Alimentação (Vitor Fernando Terra), Coordenadoria de Programas Sociais (Soraya Comanducci da Silva Carvalho) e Coordenadoria de Saúde (Regina Aparecida Teixeira).

Mozart Martins Ferreira é professor Titular do Departamento de Ciência do Solo. Foi chefe do departamento de ciência do solo de 1988 a 1991 e prefeito do campus de 2000 a 2004.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) tem como pró-reitor o professor Rubens José Guimarães. Integram a Proec cinco coordenadorias: Coordenadoria de Cursos e Eventos, Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social, Coordenadoria de Estágios, Coordenadoria de Cultura e Coordenadoria de Programas e Projetos.

Rubens José Guimarães é professor Associado do Departamento de Agricultura. Foi responsável pelo Setor de Cafeicultura de 1996 a 2004, coordenador do Núcleo de Estudos em Cafeicultura de 1996 a 2006 e pró-reitor de Extensão desde junho de 2004.

A Pró-reitoria de Graduação (PRG) tem como pró-reitor o professor João Chrysostomo de Resende Júnior. Integram a PRG 3 Diretorias e 16 coordenações de cursos de graduação com seus respectivos diretores e coordenadores: Comissão Permanente de Processo Seletivo (José Maria de Lima), Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (Carlos Henrique da Purificação e Souza), Núcleo de Apoio Didático-Pedagógico (José Egmar Falco), Curso de Administração presencial (Maria Cristina Angélico Mendonça), Administração a distância (Daniel Carvalho de Rezende), Agronomia (Luiz Antônio Augusto Gomes), Ciência da Computação (Cláudio Fabiano Motta Toledo), Ciências Biológicas (Marcelo Passamani), Educação Física (Marco Antônio Gomes Barbosa), Engenharia Agrícola (Francisco Carlos Gomes) Engenharia de Alimentos (João de Deus Souza Carneiro), Engenharia Florestal (Soraya Alvarenga Botelho), Matemática (Osnel Broche Cristo), Medicina Veterinária (Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha), Química (Matheus Puggina de Freitas), Sistemas de Informação (Thiago de Souza Rodrigues) e Zootecnia (Márcio Machado Ladeira).

João Chrysostomo é professor Adjunto do Departamento de Medicina Veterinária. Foi coordenador do Curso de Graduação em Medicina Veterinária de 2004 a 2008 e ocupou a Pró-Reitoria Adjunta de Graduação.

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) tem como Pró-reitora a professora Édila Vilela de Resende Von Pinho. Integram a PRP uma Diretoria e 3 coordenadorias com seus respectivos responsáveis: Editora Ufla (Renato Paiva), Comissão Interna de Biossegurança (Luciano Vilela Paiva), Coordenadoria de Programas de Iniciação Científica (Geraldo César de Oliveira) e Núcleo de Inovação Tecnológica (Édila Vilela Vom Pinho).

Édila é professora Associada do Departamento de Agricultura. Foi coordenadora dos Programas de Iniciação Científica de 2004 a 2007 e assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa em dezembro de 2007.

A recém criada Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) que substitui a Pró-Reitoria de Administração tem como pró-reitor o professor José Roberto Soares Scolforo. Integram a PROPLAG duas pró-reitorias adjuntas e oito diretorias com seus respectivos pró-reitores adjuntos e diretores: Pró-Reitoria Adjunta de Operações e Logística (Paulo Antônio de Carvalho), Diretoria de Cooperação Institucional (José Roberto Pereira), Diretoria de Material e Serviços Gerais (Isabel Cristina de Rezende Salgado Souza), Diretoria de Recursos Humanos (Geraldo Cirilo Ribeiro), Prefeitura do Campus (João Almir Oliveira), Pró-Reitoria Adjunta de Planejamento (Henrique César Pereira Figueiredo), Diretoria de Contabilidade e Administração Financeira (Carmen Aparecida de Paula Pomárico) e Diretoria do Centro de Informática (Luiz Henrique Andrade Correia).

José Roberto Scolforo é professor Titular do Departamento de Ciências Florestais, onde foi chefe de 1991 a 1996, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal de 1996 a 2000. Foi ainda pró-reitor de Pesquisa de 2004 a 2007 e ocupou o cargo de pró-reitor de Administração desde dezembro de 2007.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) tem como Pró-reitor o professor Mozar José de Brito. Integram a pró-reitoria de pós-graduação duas pró-reitorias adjuntas (uma de pós-graduação Stricto Sensu e outra de Lato Sensu), uma diretoria, 19 coordenações de programas de pós-graduação Stricto Sensu e 16 coordenações de cursos Lato sensu com seus respectivos responsáveis: Diretoria da Biblioteca Central (Vânia Natal de Oliveira), Programa de Pós-Graduação em Administração (Cleber Carvalho de Castro), Agroquímica (Angelita Duarte Corrêa), Biotecnologia Vegetal (Luciano Vilela Paiva), Ciência do Solo (Carlos Alberto Silva), Ciência dos Alimentos (Eduardo Valério de Barros Vilas Boas), Ciências Veterinárias (Luis David Solis Murgas), Ecologia Aplicada (Eduardo Van Den Berg), Engenharia Agrícola (Flávio Meira Borém), Engenharia Florestal (José Márcio Rocha Faria), Entomologia (Alcides Moino Júnior), Estatística e Experimentação Agropecuária (Thelma Sáfadi), Fisiologia Vegetal (Antônio Chalfun Júnior), Fitopatologia (Antônia dos Reis Figueira) Fitotecnia (Moacir Pasqual), Genética e Melhoramento de Plantas (João Cândido de Souza), Microbiologia Agrícola (Eustáquio Souza Dias) e Zootecnia (Priscila Vieira Rosa Logato).

Mozar Brito é professor Adjunto do Departamento de Administração e Economia. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração de 2003 a 2007 e prefeito do campus de fevereiro a maio de 2008.

Chefias Departamentais

A Ufla conta com 16 departamentos didático-científicos, que têm suas chefias ocupadas por professores eleitos em assembléias departamentais, para um mandato de quatro anos, coincidente com o do reitor. São eles: Departamento de Administração e Economia (Maria das Graças Paula), Departamento de Agricultura (Elberis Pereira Botrel), Departamento de Biologia (César Augusto Brasil Pereira Pinto), Departamento de Ciência da Computação (André Vital Saúde), Departamento de Ciência do Solo (Marx Leandro Naves Silva), Departamento de Ciência dos Alimentos (Maria de Fátima Piccolo Barcelos), Departamento de Ciências Exatas (Paulo César Lima), Departamento de Ciências Florestais (Lourival Marin Mendes), Departamento de Educação (Ângelo Constâncio Rodrigues), Departamento de Educação Física (Carlos Magno Alvarenga), Departamento de Engenharia (Nilson Salvador), Departamento de Entomologia (Cesar Freire de Carvalho), Departamento de Fitopatologia (Ricardo Magela de Souza), Departamento de Medicina Veterinária (Raimundo Vicente de Souza), Departamento de Química (Nadiel Massahud) e Departamento de Zootecnia (Eduardo Pinto Filgueiras).

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção