Etapa Centenário Ufla de Hipismo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 11 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 11 Junho 2008 21:00

Centenário da Ufla terá 4ª Etapa da Liga Sul Mineira de Hipismo - Prova de Saltos

Clique para ampliar

As comemorações do Centenário da Universidade Federal de Lavras (Ufla), contará com o evento 4ª Etapa da Liga Sul Mineira de Hipismo - Prova de Saltos. A 4ª Etapa acontecerá no dia 14 de junho, de 9 às 18 horas, no CIUNI/Ufla.

O Hipismo é um dos mais belos e tradicionais esportes eqüestres mundiais. As provas hípicas atraem grande número de cavaleiros e de público podendo promover grande incremento do turismo local e incentivar o comércio de produtos alimentares e de lazer. A prova de saltos de obstáculos tem o objetivo de avaliar tanto o cavalo quanto o cavaleiro, segundo regras durante um percurso. Os saltos de obstáculo surgiram com os caçadores de raposas ingleses que, montados em seus cavalos, saltavam muitas sebes e cercas que dividiam os campos.

Estas provas têm o objetivo de demonstrar algumas qualidades do cavalo, como: força, potência, obediência, velocidade e respeito pelo obstáculo. O cavaleiro é avaliado pela sua equitação. O vencedor da prova é o concorrente que tiver menos penalizações (pontos) e fizer o percurso mais rápido, ou então o que somar mais pontos, conforme o tipo de prova.