Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

11ª Expocafé

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 18 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Quarta, 18 Junho 2008 21:00

Profissionais que atuam nos segmentos que compõem a cadeia do Agronegócio Café, extensionistas, pesquisadores, professores, estudantes, expositores e autoridades participaram da solenidade de abertura da 11ª Expocafé, que tem como tema “Café com responsabilidade ambiental”, realizada no último dia 18/6, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas/MG.

Fizeram parte da mesa de abertura o reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Giman Viana Rodrigues, o coordenador geral do Funcafé, José Rogério Lara, representando o secretário-executivo Silas Brasileiro, o prefeito de Três Pontas, Paulo Luis Rabello, o vice-reitor, Elias Tadeu Fialho, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rubens José Guimarães, o presidente da Epamig, Baldonedo Artur Napoleão, o senhor José Edgar Pinto Paiva, representando o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson José Ximenes, o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda Figueiredo Filho, o presidente da Unicoop, Luis Carlos Miranda, o presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Luiz Carlos Silva, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas, Amador José Alves, o diretor financeiro da Faemg, Roberto Puliti, a diretora-presidente da Fundecc, Iara Alvarenga Mesquita, o diretor geral da John Deere, José Luiz Nogueira, o diretor da Faesp, Irineu de Andrade Monteiro, o ex-superintendente do Ministério da Agricultura em Minas Gerais, João Vicente Diniz, o presidente da Expocafé, Nilson salvador e o vice-diretor do Indi, Eduardo Bernis.

A EXPOCAFÉ - Maior feira de tecnologia agrícola voltada para o agronegócio café - idealizada e criada a partir de projetos financiados pelo CNPq no Programa Bioex-Café, surgiu como uma excepcional oportunidade para que produtores buscassem novas tecnologias e conhecimentos fundamentais à sustentabilidade do agronegócio, onde a produtividade das lavouras, a melhoria da qualidade do produto e a redução dos custos de produção, aliadas à preservação dos recursos naturais são muito importantes.

A Expocafé vem contribuindo de forma substancial no desenvolvimento da cafeicultura nacional, notadamente na região do Sul de Minas, tornando-a mais competitiva. Com ações de extensão, processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e que viabiliza a relação transformadora entre Universidade e sociedade em que se insere, a Expocafé tem propiciado à comunidade acadêmica, oportunidades para elaboração da práxis do conhecimento. Esse contato da comunidade acadêmica com a sociedade produtora tem permitido reflexões no sistema ensino-aprendizagem. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como conseqüências a produção do conhecimento acadêmico e a participação efetiva na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática, esse evento de Extensão é uma ação interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.

O substancial crescimento do Evento devido ao reconhecimento por parte de todos os segmentos relacionados ao agronegócio café, demonstra claramente que a Expocafé é o referencial da cafeicultura nacional. A quantidade e valor de negócios, diretos e indiretos, proporcionados vêm aumentando.

O Evento, sem fins lucrativos, é realizado ininterruptamente desde 1998 em Três Pontas e teve suas primeiras 5 edições na Fazenda São Sebastião, de propriedade do senhor Déca Miranda, passando a ser realizado na Fazenda Experimental da Epamig a partir de 2003. Além da dinâmica de máquinas, o evento conta com exposição, feira, palestras, fórum de debates, rodadas de negócios, lançamentos e cozinha experimental com receitas a base de café. Tudo isso em um ambiente onde o produtor pode se sentir à vontade, encontrar tecnologias adequadas ao seu empreendimento e mesmo assessorias técnicas de profissionais de universidades, principalmente da Universidade Federal de Lavras, de extensionistas da Emater, de pesquisadores da Epamig e de técnicos das cooperativas, além de aproximadamente 50 monitores (alunos de graduação e de pós-graduação dos cursos de Engenharia Agrícola, Agronomia, Administração, Zootecnia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Química, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária da Ufla) intermediando a relação produção, indústria, comércio e universidade. Desta forma, o evento tem recebido mais de 30.000 visitantes a cada ano, na sua maioria produtores e técnicos, de todo o Brasil e do exterior, autoridades políticas do setor cafeeiro, além de estudantes de graduação e de pós-graduação dos diversos cursos de ciências agrárias do país.

A exposição do agronegócio café, a Expocafé, é um evento promovido pela Universidade Federal de Lavras, que tem como patrocinadores e apoiadores o Governo Federal, o Ministério de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Governo do Estado de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Três Pontas, a Cocatrel, a Unicoop, a Emater, a Epamig, o IMA e o Sebrae.

HOMENAGENS - No ano em comemoração ao centenário de fundação da Universidade Federal de Lavras - a maior honraria outorgada pela Instituição a pessoas e Instituições - é a “Medalha Comemorativa do Centenário”. Foram prestadas homenagens à Prefeitura Municipal de Três Pontas, à Cocatrel e à Unicoop, instituições parceiras da Ufla na realização das 11 edições da Expocafé.

CERTIFICADO - O reitor da Universidade Federal de Lavras confere à Prefeitura Municipal de Três Pontas, representada pelo prefeito Paulo Luis Rabello o Certificado e a Medalha Comemorativa do Centenário de fundação da Universidade, em reconhecimento à permanente contribuição para o desenvolvimento institucional e à profícua parceria estabelecida, o que possibilitou a consolidação da Expocafé como um dos maiores e mais importantes eventos da cafeicultura nacional, responsável pela integração entre os segmentos da cadeia produtiva e pela transferência de conhecimento, de tecnologias e de inovação, o que tem possibilitado sustentação tecnológica e econômica ao Agronegócio Café, tornando o Brasil ainda mais competitivo no cenário da cafeicultura mundial.

Representando a Cocatrel, recebeu a homenagem o presidente, Francisco Miranda de Figueiredo Filho e representando a Unicoop, o presidente, Luiz Carlos Miranda.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.