Ufla assina acordo de mútua cooperação com a John Deere

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 19 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Quinta, 19 Junho 2008 21:00

Na abertura da 11ª Expocafé, que tem como tema “Café com responsabilidade ambiental”, realizada em 18/06, na Fazenda Experimental da Epamig, em Três Pontas/MG, foi assinado o acordo de mútua cooperação entre a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a John Deere, com interveniência da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).

A proposta contempla a implantação de uma unidade de treinamento da John Deere na Ufla, onde estão sendo construídos e reformados laboratórios, para o aprimoramento técnico, de estudantes, produtores e profissionais na área de mecanização agrícola.

Segundo o professor Wellington Pereira Alencar de Carvalho, do Departamento de Engenharia (DEG) “a instalação desta unidade será um marco para o setor de máquinas e mecanização da Ufla e a parceria irá contribuir de forma significativa no ensino, pesquisa e extensão, mostrando aos estudantes o que há de mais moderno na mecanização agrícola”.

O Acordo foi assinado pelo reitor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o diretor geral da John Deere, José Luiz Nogueira e a diretora-presidente da Fundecc, Iara Alvarenga Mesquita.

A solenidade de abertura da Expocafé, contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas: o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Giman Viana Rodrigues, o coordenador-geral do Funcafé, José Rogério Lara, representando o secretário-executivo Silas Brasileiro, o prefeito de Três Pontas, Paulo Luis Rabello, o vice-reitor, Elias Tadeu Fialho, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rubens José Guimarães, o presidente da Epamig, Baldonedo Artur Napoleão, José Edgar Pinto Paiva, representando o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o presidente do Conselho Nacional do Café, Gilson José Ximenes, o presidente da Cocatrel, Francisco Miranda Figueiredo Filho, o presidente da Unicoop, Luis Carlos Miranda, o presidente da Câmara Municipal de Três Pontas, Luiz Carlos Silva, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas, Amador José Alves, o diretor financeiro da Faemg, Roberto Puliti, o diretor da Faesp, Irineu de Andrade Monteiro, o ex-superintendente do Ministério da Agricultura em Minas Gerais, João Vicente Diniz, o presidente da Expocafé, Nilson salvador e o vice-diretor do Indi, Eduardo Bernis.