Em junho, preço do feijão volta a subir para o Produtor Rural

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 22 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Domingo, 22 Junho 2008 21:00

Depois de subir significativamente no final de 2007 e cair ao longo de alguns meses neste primeiro semestre de 2008, o preço do feijão voltou a subir neste mês de junho. O produto teve alta de 39,47%, puxando a renda agrícola. Além do feijão, a cotação do café também variou positivamente, tendo o aumento sido de 7,84%. Estes dados se referem aos resultados da pesquisa dos Índices de Preços Agrícolas divulgados pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA). São levantados, mensalmente, os preços de 42 produtos e de 187 insumos agropecuários

Neste mês de junho, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos do setor rural teve aumento de 5,19%. No ano, o IPR já acumula alta de 9,75% e é um indicativo do comportamento da renda do setor agrícola.

Em junho, a pesquisa identificou alta de 6,32% no preço do leite tipo C pago ao pecuarista e queda de 0,48% na cotação do milho. Entre os hortifrutigranjeiros, destacam-se os aumentos da alface (7,25%), do milho verde (10,67%), do frango abatido (16,13%) e da batata, cuja alta foi de 31,71%.

Junho de 2008 foi o mês em que os preços médios dos insumos agrícolas ficaram 0,52% mais caros, resultado do Índice de Preços Pagos (IPP) por esses insumos. No ano, o IPP está acumulado em 10,06% e reflete a estimativa dos custos de produção do setor agropecuário.

Entre os insumos pesquisados, as maiores altas estão ligadas aos setores de adubos e fertilizantes (16,6%), das rações (6,29%), do frete do leite (33,72%) e da manutenção de equipamentos, com aumento de 3,89%. As principais quedas verificadas em junho foram nas categorias sementes e mudas (-17,45%) e formicidas (-5,83%).