Inscrições abertas para o Prêmio Agroambiental Monsanto

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Domingo, 22 Junho 2008 21:00 | Última Atualização: Domingo, 22 Junho 2008 21:00

Premiação incentiva projetos universitários de pesquisa científica, direito e comunicação social para uma agricultura mais sustentável

Encontram-se abertas desde 15/6 último até 31/10 próximo, as inscrições para o Prêmio Agroambiental Monsanto. Criado pela empresa, em parceria com a agência Sociedade da Comunicação, o objetivo da premiação é incentivar alunos e pesquisadores de cursos técnicos, graduação e pós-graduação (latu e stricto senso) a apresentar propostas nas áreas de Agronomia e Ecologia, Biologia e Gestão Ambiental, Direito ou idéias inovadoras que englobem ou não as áreas anteriores, tendo por foco uma agricultura mais sustentável. Os trabalhos vencedores, a serem anunciados em março de 2009, ganharão laptops, viagens nacionais ou internacionais (conforme a categoria) e ampla divulgação.

As propostas, que deverão ser inéditas no Brasil e ainda não utilizadas comercialmente na agricultura brasileira, irão concorrer em duas categorias: pesquisador e estudante (veja detalhes abaixo). Podem ser dissertações, teses ou projetos pesquisas, reportagens, artigos e ensaios sobre os avanços da agricultura e da biotecnologia, tendo como principal requisito o desafio de apresentar práticas inovadoras e levar as informações de maneira clara para a sociedade, criando uma massa crítica capaz de suscitar reflexão sobre o assunto. “Queremos que o prêmio se torne um marco nas universidades do País, e uma forma de levar para a sociedade as mensagens sobre nosso papel nos três pilares da sustentabilidade: benefícios de nossos produtos, práticas aplicadas em nossas unidades e projetos socioambientais”, observa Lúcio Mocsányi, diretor de Comunicação da Monsanto.

Alinhado com os objetivos estratégicos da companhia, o Prêmio Agroambiental Monsanto também visa incentivar a pesquisa e o intercâmbio nessa área. “Acreditamos no potencial transformador dos pesquisadores, professores e estudantes universitários para o estabelecimento de novas soluções para a prática de uma agricultura mais sustentável”, avalia Mocsányi.

CATEGORIAS - Os três melhores em cada categoria ganharão laptops. Os primeiros colocados, além disso, receberão uma viagem internacional (categoria pesquisador) ou nacional (categoria estudante) para participar de um evento relacionado à sua área de atuação, além da ampla divulgação de seus trabalhos.

O Prêmio Agroambiental Monsanto, a ser divulgado nas faculdades através de cartazes e folhetos, via anúncios em jornais universitários, revista, Internet e um hot site, será dividido em duas categorias e modalidades, distintas pelo público:

Categoria estudante – Aberta à participação de estudantes dos cursos brasileiros dos níveis técnico, superior em tecnologia, graduação ou pós-graduação (lato senso), devidamente matriculados no ano letivo de 2008, com o auxílio (opcional) de um professor-orientador pertencente à mesma instituição de ensino. Esta categoria conta com duas modalidades:

– Modalidade Técnica: monografias, projetos de pesquisas, trabalhos de conclusão de curso, que apresente inovações tecnológicas, e/ou novas práticas para a agricultura brasileira dentro das áreas-tema definidas no concurso.

– Modalidade Comunicação: artigos, reportagens e trabalhos de conclusão de curso, que abordem uma ou mais áreas-tema de maneira clara para a sociedade, criando uma massa crítica, capaz de suscitar uma reflexão sobre o assunto.

Categoria pesquisador – Aberta à participação de pesquisadores cursando os níveis mestrado, doutorado ou pós-doutorado ou pesquisadores formados nesses mesmos níveis, com tese concluída a partir de 2006, contando ou não com o auxílio de um professor-orientador pertencente à mesma instituição de ensino ou pesquisa. Nesta categoria serão aceitos projetos de pesquisa, monografias, artigos científicos inéditos ou já publicados a partir de 2006, oriundos de dissertação, tese ou pesquisas, projetos realizados ou texto de patentes submetidas, em uma ou mais áreas-tema especificadas no regulamento.

Em ambos os casos, será escolhida pelo menos uma das seguintes áreas de trabalho:

- Agronomia e Ecologia: soluções inovadoras para as questões agrícolas no Brasil, que resultem em maior produtividade, menor uso de insumos, maiores ganhos para o agricultor e alimentos mais saudáveis, dentre outras;

- Biologia e Gestão Ambiental: contribuições para monitorar e aprimorar a integração do meio ambiente com os sistemas produtivos, visando um melhor desempenho ambiental, ecologicamente correto e que garanta as necessidades das gerações futuras;

- Direito: desafios e soluções rumo a um sistema jurídico mais ágil, alinhado com o conhecimento científico e que garanta os direitos da sociedade;

- Inovação: trabalho inovador que englobe ou não as áreas anteriores e tenha impacto para a sustentabilidade baseada na biotecnologia.

O regulamento completo pode ser obtido através do site www.premiomonsanto.com.br.

Mais informações: (11) 3817-7925