Projeto aprovado pela Ufla garante Acessibilidade na Educação Superior

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 03 Julho 2008 21:00 | Última Atualização: Quinta, 03 Julho 2008 21:00

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) foi contemplada com a aprovação do Projeto "Incluindo o Deficiente Visual à Biblioteca Central" pelo Ministério da Educação, correspondente ao Programa Igualdade de Oportunidade e Direito à Universidade (Incluir).

Criado em 2005, o ‘Incluir’ busca garantir o acesso à educação de qualidade para estudantes com deficiência em todas as etapas, modalidades e níveis de ensino e promover o cumprimento dos requisitos legais de acessibilidade.

O projeto visa a criação do Núcleo de Acessibilidade da Ufla, que inicialmente irá dotar a Biblioteca Central com equipamentos de última geração, em braile, além de sistemas de voz, gravadores, entre outras soluções para atender aos estudantes com visão subnormal, como lupas, réguas de leitura, Scanner especial acoplado ao computador, facilitando a consulta de material didático-pedagógico.

O pró-reitor de Graduação professor João Chrysostomo de Resende Júnior avalia a aprovação do projeto como um avanço para a Ufla. Segundo ele, “é uma quebra de paradigma, pois a PRG não tinha a tradição de captar recursos de outras fontes que não fosse a Ufla. A intenção é que tenhamos cada vez mais esse tipo de ação submetendo projetos relacionados à graduação aos órgãos de fomento diversos”, informa.

O pró-reitor salienta, ainda, que as ações do projeto irão refletir em toda a comunidade universitária. “A adequação do espaço físico dentro da Instituição e a mudança de padrões acerca das diferenças existentes entre os seres humanos garantem a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais para o aprendizado, além de trazer a oportunidade de crescimento pessoal aos colegas de classe, professores e técnicos administrativos que convivam com essas diferenças”, completa.

A comissão que elaborou o projeto foi presidida pelo professor Marco Antônio Gomes Barbosa, (Pró-Reitor Adjunto de Graduação) e composta pelos professores, Alessandro Bruzzi, Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha e a secretária da PRG Hebe Andrade Costa. Esse mesmo grupo ficará responsável pela implantação e execução do projeto.