Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Simpósios de relevância Nacional e Internacional

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 21 Julho 2008 05:07 | Última Atualização: Segunda, 21 Julho 2008 05:07
Durante a realização da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), que acontecerá na Universidade Federal de Lavras (Ufla) de 22 a 25 de julho próximo, vários simpósios, palestras e mini-cursos que objetivam discutir temas relevantes que contribuirão para novas pesquisas, mantendo o Brasil entre os países que mais contribuem com informações para a produção de alimentos de origem animal.

 

O evento contará com a participação de Pesquisadores de renome internacional, oriundos de universidades tais como de Wisconsin (EUA), Purdue (EUA), Centro de Pesquisa em Agricultura da Austrália,  Norte Caroline State University (EUA), Wageningen University da Holanda,  Newcastle, Inglaterra, Universidade da Flórida (EUA), Universidade de Turim, Itália, Centro de Energia Nuclear na Agriculura da Universidade de São Paulo, EMBRAPA Cerrados, Planaltina-DF, Brasil,  além marcante  participação de pesquisadores de renome de outras regiões do Brasil. 

 

SIMPÓSIOS

 

Simpósio de Nutrição de Ruminantes

Coordenador: Prof. Dr.Paulo César Aguiar Paiva

Neste simpósio, o enfoque será dado em temas atuais como ConsumoResidual de Alimentos, Utilização de Resíduos do Biodiesel, Uso do Glicerol na Alimentação e Ácidos Graxos como Manipuladores Metabólicos em bovinos .

 

Simpósio Internacional de Monogástricos

Coordenador: Prof. Dr. Antônio Gilberto Bertechine

O simpósio internacional de monogástricos, com ênfase na produção de aves e suínos, terá como escopo a produção sustentável com uso dos avanços biotecnológicos, onde serão abordados temas relacionados com a produção de ovos e carnes, observando o bem estar animal, o meio ambiente e a qualidade do produto para o consumo humano. Na área de frangos de corte serão abordados sistemas de produção com a aplicação de tecnologias para mitigar o impacto ambiental da produção, através do uso de enzimas, adequação nutricional e manejo orientado. No caso das poedeiras, serão tratados assuntos relacionados às boas práticas de produção, abordando a implementação de práticas e ações sustentáveis na produção de ovos de qualidade. As apresentações na parte de suínos, também tratarão de assuntos relacionados à otimização do uso de nutrientes pelos animais, visando redução da poluição ambiente, com abordagens também sobre as práticas que visam o bem estar animal, redução do impacto ambiental da produção e a qualidade do produto final.

 

Simpósio "Animal Breeding and Sustainable Animal Production"

Coordenador: Prof. Dr.Tarcísio de Moraes Gonçalves

Durante as últimas décadas de seleção de animais domésticos a meta sempre foi o aumento de produção explorando o máximo a variação genética existente, considerando também, com menos ênfase, a qualidade do produto. Como resultado, os sistemas de produção intensivos que tinham tido tanto êxito em termos econômicos tenderam a exceder a capacidade de adaptação do animal, chegando às vezes a comprometer a saúde dos animais, desempenho reprodutivo e bem estar animal. O objetivo do simpósio "Animal Breeding and Sustainable Animal Production" é conhecer/discutir temas que possibilitem o desenvolvimento de programas de seleção equilibrados que devem ser desenvolvidos e implementados respeitando a variação genética para a capacidade de adaptação dos animais expressos em termos de resistência a doenças, as boas taxas reprodutivas e bem-estar animal. Desenvolver/conhecer objetivos concentrados na identificação de características e a importância relativa delas relacionadas a performance animal em diferentes circunstâncias de produção. Desenvolver/discutir conhecimentos críticos para definir o genótipo desejado, as relações relevantes desse genótipo com condições biológicas inerentes ao animal e o ambiente de criação (fazenda) e os pontos fracos e fortes de um sistema de produção para manutenção desses animais.

 

Simpósio de Eqüinocultura

Coordenador: Prof. Dr. José Augusto de Freitas Lima

Simpósio de Eqüinocultura: têm como objetivos principais atualização dos conhecimentos nas áreas de nutrição do cavalo atleta; atualização das Exigências Nutricionais (NRC 2007) e métodos de melhoramento genético de Eqüinos.

 

Simpósio sobre Pastagens

Coordenador: Prof. Dr. José Cardoso Pinto

A produção animal, sobretudo de bovinos, no Brasil é uma das mais altas do mundo e está baseada quase que exclusivamente em pastagens. Deste modo, a carne bovina brasileira, exportada para inúmeros países e para o consumo interno, muitas vezes é referida como sendo produzida pelo “boi verde”. Neste contexto, no Simpósio de Pastagens da 45ª Reunião Anual da SBZ serão proferidas as palestras “Sistemas de produção animal baseados em pastagens e sustentabilidade”, “Sistemas de produção sustentáveis com gramíneas do gênero Cynodon nos trópicos e sub-trópicos”, “Sustentabilidade da produção animal baseada em pastagens consorciadas e no emprego de leguminosas exclusivas, na forma de banco de proteína, nos trópicos brasileiros”, “Qualidades fermentativa e nutricional de silagens de milho e sorgo em nível de fazenda na cadeia produtiva de leite e queijo de alta qualidade”. O desenvolvimento dos temas certamente estará repleto de conhecimentos que se aplicam perfeitamente às explorações pecuárias rentáveis e sustentáveis que os produtores almejam e devem conduzir. A problemática do aquecimento global é uma realidade que afeta a todos e as explorações econômicas e com um mínimo de agressão ao ambiente, ditas sustentáveis, devem ser as perseguidas. Esta ocasião constitui-se na melhor oportunidade para a troca de experiências; o conhecimento de pessoas que, de um lado, trabalham na geração de novas tecnologias e, do outro lado, os usuários destas, e a discussão de inúmeros assuntos de interesse geral.

Simpósio Internacional de Aquicultura

Coordenadores:

Profa. Dra. Priscila Vieira Logato

Prof. Dr. Rilke Tadeu Fonseca de Freitas

Profa. Dra. Ana Tereza de Mendonça Viveiros

A Aquicultura tem garantido cada vez mais a presença do peixe na mesa do consumidor. Enquanto muitos estoques pesqueiros naturais já se encontram em seu limite máximo de exploração, a produção de pescado pela Aquicultura tem aumentado muito nos últimos anos. Atualmente, este é o setor de produção de alimentos de maior crescimento no mundo. O Brasil é um país com grande potencial para o desenvolvimento dessa atividade. No Simpósio Internacional de Aqüicultura  serão abordados temas atuais e importantes para o desenvolvimento deste setor no Brasil e contará com a presença de palestrante brasileiro e internacionais (Argentina, Colômbia e Estados Unidos).

Confira outras atividades no site do evento: http://www.reuniaosbz.com.br/

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.