Ufla investe na construção de novas salas de aula

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 25 Julho 2008 08:07 | Última Atualização: Sexta, 25 Julho 2008 08:07

Para atender a demanda do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade Federal de Lavras (Ufla) iniciou a construção de um conjunto de salas de aula com um projeto arquitetônico moderno e equipado com tecnologia de ponta. O projeto das salas, que tem capacidade para 120 estudantes cada, conta ainda com dois laboratórios de Microscopia para apoio às atividades de Ensino e Pesquisa da universidade. A obra está sendo executada atrás do Pavilhão III (próxima a cantina da Ufla). O projeto foi concebido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), com adoção de um modelo pedagógico comprometido com a qualidade. “As salas foram projetadas com inclinação para propiciar visibilidade adequada dos estudantes às exposições feitas pelo professor, além de possuir estudo acústico que torna dispensável o uso de microfone” conta o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão professor José Roberto Scolforo.

As salas possuem ainda acesso à Internet para todos os estudantes, quadro digital em substituição ao tradicional quadro negro, possibilitando a digitalização dos traçados realizados manualmente pelo professor por meio de uma caneta eletrônica, interagindo com o computador, além de carteiras com ergonomia necessária para boa acomodação dos estudantes.

Em relação aos laboratórios para apoio à pesquisa, de acordo com o pró-reitor, “os novos laboratórios terão capacidade para 60 microscópios cada e já estão em fase de aquisição, para atendimento individual aos estudantes”, informa Scolforo.

SOBRE O REUNI - O Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), lançado pelo Governo Federal, em 2007 tem o objetivo de expandir, de forma significativa, as vagas para estudantes de graduação no sistema federal de ensino superior.

O Reuni possibilitará nos próximos 4 anos (2008 a 2012) a criação de condições para a ampliação do acesso e permanência dos alunos no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes na Ufla. Deverá propiciar um aumento de vagas de ingresso nos novos cursos, especialmente no período noturno Além de promover uma efetiva redução das taxas de evasão, assim como, um aumento na taxa de ocupação de vagas ociosas.