Ufla obtém conceito máximo no Enade

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 12 Agosto 2008 05:54 | Última Atualização: Terça, 12 Agosto 2008 05:54

Os cursos de graduação da UFLA obtiveram a nota máxima (5) na avaliação do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007. Foram avaliados os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. O Curso de Medicina Veterinária obteve a pontuação 5 em todas as categorias da avaliação, estando entre as duas únicas instituições do país que obtiveram conceito máximo e os cursos de Agronomia e de Zootecnia ficaram com 5 no quesito Conceito Enade e com 4 no Conceito Preliminar do Curso.

O Enade 2007, avaliou 16 áreas de conhecimento, incluindo os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. Foram avaliados 3.239 cursos de 753 instituições do país. Ao todo, 258.342 estudantes (145.380 ingressantes e 112.962 concluintes) foram convocados para fazer o exame.

O professor João Chrysostomo de Resende Júnior, Pró-Reitor de Graduação, avalia positivamente a colocação da Ufla no exame do Enade, fruto de trabalho engajado de professores e técnicos administrativos. “O conceito aos três cursos da Ufla que participaram no Enade foi muito bom. Dentre os cursos de veterinária do Brasil o de Medicina Veterinária da Ufla foi classificado em primeiro lugar, o de zootecnia em segundo em sua área e o de agronomia em décimo lugar. Isso apenas comprova o comprometimento e a responsabilidade de todos os docentes, discentes e técnicos-administrativos da Ufla com o quesito qualidade”, considera.

Ainda segundo o professor, o que mais alavancou o curso de veterinária para essa colocação foi o conceito IDD. “Este índice mensura o conhecimento que o curso agrega ao estudante que nele ingressa. Em outras palavras significa que, apesar de na Veterinária recebermos um estudante com conhecimento geral e específico muito baixo, conseguimos durante o curso agregar mais conhecimento do que qualquer outro do Brasil. Então, a despeito das dificuldades que ainda enfrentamos, temos a satisfação de constatar que estamos no caminho certo. Parabenizo a toda a comunidade universitária por essa grande conquista que até aumenta a nossa responsabilidade no sentido de manter o nível de excelência em todos os cursos existentes e também naqueles a serem criados”, finaliza.

Sobre o Enade - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) objetiva avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

Histórico - Em 2004, foram avaliados os cursos de Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia. Em 2005, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em 8 grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Já em 2006, foram avaliados os cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.