Professores e estudantes de Zootecnia participam de congresso na China

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 21 Agosto 2008 19:30 | Última Atualização: Quinta, 21 Agosto 2008 19:30
Os Professores José Cardoso Pinto e Ivo Francisco de Andrade e as estudantes de Doutorado Lucilene Tavares Medeiros e Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, participaram do XXI International Grassland Congress & VIII International Rangeland Congress (2008 IGC/IRC), no período de 29/06 a 05/07/2008, em Hohhot, Inner Mongolia, China.

Foram discutidos no evento, trabalhos relacionados às Pastagens Cultivadas (Grassland) e Naturais/Nativas (Rangeland) de todas as partes do mundo. O evento contou com a participação de 1300 participantes oriundos de 70 países, sendo cerca de 30 brasileiros.

Cerca de 1738 trabalhos foram apresentados ao evento (incluindo 7 trabalhos da Ufla), sendo 4 conferências em sessão plenária, 55 palestras de autores convidados (dois brasileiros) e 1679 trabalhos apresentados sob a forma de pôster.

Todos os trabalhos apresentados foram incluídos em um tema geral dito “Multifunções das Pastagens Cultivadas e Naturais/Nativas de um Mundo em Mudanças”, divididos nos 3 sub-temas “Recursos e Ecologia das Pastagens”, “Sistemas de Produção em Pastagens” e “O Homem e as Políticas para Pastagens” (pastagens em geral). As Pastagens Nativas desempenham um papel de extrema importância no mundo, não apenas como fonte de alimento de baixo custo para os herbívoros, assim como as cultivadas, mas também como agente protetor do solo, água, biodiversidade e vida selvagem, dentre outros. O Congresso foi extremamente rico, de uma diversidade ímpar quanto aos assuntos/trabalhos apresentados e povos de diferentes origens, de todos os continentes.

Foi feita, também, uma viagem técnica com visitas a diversas instituições e empresas, dentro da província, relacionadas à conservação de recursos genéticos forrageiros, produção e beneficiamento de sementes forrageiras, basicamente alfafa, exploração de pastagens e da pecuária, inclusive uma grande fazenda (empresa) de produção de leite com cerca de 10 mil vacas, além de um laticínio de alto nível tecnológico.