Cesta básica de alimentos tem queda de 0,2% no mês

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 27 Agosto 2008 08:13 | Última Atualização: Quarta, 27 Agosto 2008 08:13

O Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) divulgou a taxa de inflação do mês de agosto, registrando queda em relação ao mês anterior. Em agosto, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ficou em 0,2%, bem abaixo da taxa de julho, que foi de 0,47%. No acumulado do ano, o IPC da UFLA está em 5,07%.

E foram os alimentos que levaram a esta desaceleração do índice de inflação. Em agosto, a alta média dos alimentos foi de 1,95%, contra um aumento de 2,87% no mês passado. Entre os três segmentos que compõem o grupo alimentos, os produtos in natura tiveram ligeira alta de 0,46%; os semi-elaborados, aumento de 1,44% e os alimentos industrializados, variação de 1,15%.

Mas, foram os hortifrutigranjeiros que seguraram inflação de agosto, a exemplo das quedas de preços ao consumidor do tomate (-14,05%); batata (-2,15%); laranja (-5,63%); melão (- 4,82%); beterraba (-7,86%); couve-flor (-3,35%) e alho, com queda de 2,06%. Entre os industrializados, as maiores quedas de preços ocorreram nos derivados lácteos: leite longa vida (-0,33), leite em pó (-0,09), creme de leite (-3,82%) e leite condensado, cuja baixa foi de 1,56%.

Comenta o prof. Ricardo Reis, coodernador do IPC da UFLA e dos Índices de Preços Agrícolas, que essas quedas de preços alimentos já foram verificadas no campo, principalmente no caso dos hortifrutigranjeiros e do preço do leite pago ao pecuarista, contribuindo, inclusive, para a queda de renda do produtor agrícola.

Com esses resultados, a cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas ficou mais barata em agosto 0,2%, passando a custar R$359,78. Em julho, seu valor era de R$360,53.

Outros três setores pesquisados pela UFLA também influenciaram essa desaceleração da inflação em agosto: as promoções de vestuário, cuja queda média foi de 0,31%; bebidas, -0,1% e serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha), com a redução no preço do gás de cozinha de 4,73%. O grupo serviços gerais teve variação, no mês, de -2,21%.

As demais categorias que compõem o IPC da UFLA tiveram as seguintes variações em agosto: material de limpeza (0,12%), higiene pessoal (0,47%), bens de consumo duráveis – eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e informática (0,92%), educação e saúde (0,03%), despesas de transporte (0,36%) e gastos com lazer, 0,02%. Não se identificaram variações, em média, nos preços dos itens que compõem a categoria despesas com moradia.