Ufla presente em Congresso Internacional

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 15 Setembro 2008 11:23 | Última Atualização: Segunda, 15 Setembro 2008 11:23

A Prof.ª Rosane Freitas Schwan do Departamento de Biologia – DBI/Ufla participou do maior evento internacional de Microbiologia de Alimentos – FOODMICRO “Evolving Microbial Food Quality and Safety”, realizado em Aberdeen, na Escócia.

Juntamente com Rosane, participaram também do evento, a Dra. Cristina Ferreira Silva, bolsista pós-doc DBI- Microbiologia da FAPEMIG e o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Lavras – Unilavras, Prof. Disney Ribeiro Dias. Os três pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola apresentaram cinco trabalhos de pesquisa.

Rosane afirmou que a participação no evento foi extremamente proveitosa para a Universidade “pelo conhecimento atualizado de novas técnicas e pesquisas, divulgação da pesquisa de alta qualidade da Ufla e também pelos contatos e colaborações estabelecidas com parceiros internacionais.”.

O congresso teve participação de mais de 800 cientistas representantes de 50 países, com a apresentação de mais de 30 palestras e 500 pôsteres. As sessões paralelas de trabalhos envolveram temas diversos relacionados à Microbiologia dos Alimentos.

Os trabalhos apresentados na área de Microbiologia das fermentações e de Micologia de alimentos foram:

1- Microbial Interactions in Fruits and Beans of Natural Brazilian Coffee (Coffea arabica) Cristina F. Silva, Luis Batista, Lucas Abreu, Eustaquio S. Dias, Rosane F. Schwan

2- Microbial Succession during Peanut and Rice Fermentation Assessed by Plating and by PCR-Denaturing Gradient Gel Electrophoresis analysis. Rosane F. Schwan, Cintia Ramos, Euziclei G. Almeida, Gilberto Pereira

3- Spontaneous and inoculated fermentation of gabiroba (Campomanesia pubescens) pulp Disney R. Dias, Rosane F. Schwan, Whasley Duarte, Ivani Gervásio

4- Selection of Saccharomyces Sensu Stricto Able to Produce High Quality Fruit Wines Rosane F. Schwan, Disney Ribeiro Dias, W.F. Duarte, Andrea Caridi

5- Ochratoxin A and Fungi Toxigenic in Brazilian Coffee Beans (Coffea arabica L.) Cristina F. Silva, Luis R. Batista, Sara Chalfoun, Rosane F. Schwan