Discentes da Ufla são premiados em Congresso de Microbiologia

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 29 Setembro 2008 07:32 | Última Atualização: Segunda, 29 Setembro 2008 07:32
35 estudantes de graduação e pós-graduação da Ufla, juntamente com os professores do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola e Ciência dos Alimentos – PPGMA/Ufla, Eustáquio Souza Dias; Rosane Freitas Schwan; Patrícia Gomes Cardoso; Romildo da Silva e Luís Roberto Batista, participaram, entre os dias 21 e 24 de setembro, do “III Encontro nacional de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola”, na UNESP de Jaboticabal/SP.

O evento contou com a participação de representantes dos programas de pós-graduação em Microbiologia Agrícola do todo o Brasil, entre eles da Ufla, UFV, UNESP/Jaboticabal, UNESP/Rio Claro, ESALQ-USP e UFRGS. 127 trabalhos foram apresentados no Encontro. Dos quatro trabalhos premiados nas primeiras colocações três são de estudantes de Pós-Graduação da Ufla.

O Prof. Eustáquio Souza Dias, Coordenador do PPGMA/Ufla afirmou que a participação no evento foi extremamente proveitosa para a Universidade: “a premiação dos nossos estudantes foi uma coroação de todo o esforço que eles fazem para participar desse tipo de evento e a desenvolver trabalhos de ótima qualidade. Tenho certeza que todos eles estão orgulhosos de fazer parte de um programa de pós-graduação que está entre os melhores do Brasil na área de Microbiologia Agrícola.”

Juntamente com o Encontro, aconteceu também o “V Fórum dos Coordenadores dos Programas de Microbiologia da Área de Ciências Agrárias”. O objetivo foi discutir os problemas comuns a todos os programas e buscar maior interação entre eles.

Estudantes premiados

Karina Marjorie Silva Herrera, mestranda em Microbiologia Agrícola

Orientador: Prof.º Eduardo Alves

Trabalho: Microscopia eletrônica e de fluorescência para estudo das estruturas de reprodução sexuada em Agaricus blazei ss Heinemann.  Karina Marjorie Silva Herrera, Eustáquio Souza Dias, Giovana Augusta Torres, Eduardo Alves.

Luana Cássia Borges Silva, mestranda em Microbiologia Agrícola

Orientadora: Prof.ª Patrícia Gomes Cardoso

Trabalho: Actinobactérias associadas à batata (Solanum tuberosum l.) com potencial de antagonismo para aplicação no controle biológico., Luana Cássia Borges Silva, Maria Rosana B. Alves, Francisco Eduardo de Carvalho Costa , André B. Sá, Armando C. Dias.

Maíra Maciel Mattos de Oliveira, mestranda em Ciência dos Alimentos

Orientadora: Prof.ª Roberta Hilsdorf Piccoli

Trabalho: Ação sanificante de óleos essenciais em diferentes etapas da formação do biofilme por Listeria monocytogenes sobre superfície de aço inoxidável., Maíra Maciel Mattos Oliveira, Danilo Florisvaldo Brugnera, Maria das Graças Cardoso, Roberta Hilsdorf Piccoli.