Aberto o XVII Congresso de Pós-Graduação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 21 Outubro 2008 07:37 | Última Atualização: Terça, 21 Outubro 2008 07:37
Na última semana, de 27 a 31 de outubro, a Universidade Federal de Lavras - Ufla recebeu o XVII Congresso de Pós Graduação. O evento foi promovido pela Associação de Pós-Graduandos – APG/Ufla, com o apoio da CAPES, CNPQ e Fapemig.

O objetivo do Congresso foi promover a discussão de diversos temas relacionados à formação dos pós-graduandos como futuros multiplicadores de conhecimento, e ainda debater o papel da Universidade frente aos desafios do empreendedorismo científico e tecnológico. “O congresso é um momento importante para divulgar a produção cientifica e tecnológica gerada pelos programas de pós-graduação, em especial para Ufla, onde eles sempre foram sinônimos de qualidade”, afirmou o professor Mozar José de Brito, Pró-Reitor de Pós-Graduação.

Um dos destaques da abertura foi a entrega do prêmio Mérito Cientifico, dado às melhores teses defendidas em 2007. O prêmio de melhor dissertação de Mestrado foi dado à Lílian Mara Kirsch Dias, pela tese “Diagnóstico de gestação, quantificação e sexagem fetais por meio de ultra-sonografia convencional em éguas e ovelhas”. Na categoria Doutorado, o premiado foi Anderson Cleiton José, com a tese “Physiological and molecular responses of Talauma ovata seeds to drying and imbibition”. O Professor Wilson Magela Gonçalves, apresentou ainda, a palestra “Aspectos inerentes ao empreendedorismo científico”.

Dentro da programação do Congresso, aconteceu uma série de apresentações de palestras e trabalhos, mini-cursos e workshops, distribuídos em diversas áreas como fitotecnia, genética, mcrobiologia, engenharia de sistema, entre outros. Alexandre José Ferreira Diniz, Coordenador Geral da APG/Ufla, destacou os trabalhos desenvolvidos pelos pós-graduandos: “O congresso é a principal mostra dos trabalhos desenvolvidos na Ufla. Ele acontece para dar visibilidade a estes trabalhos. Ele é organizado, em boa parte, pelos estudantes, que propuseram os mini-cursos que serão realizados essa semana”. Concluiu.

Juntamente com o Congresso de Pós-Graduação ocorreu, também, ciclos de palestras e debates do “I Encontro de Engenharia de Sistemas” no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas – DEX, e o “IV Workshop de laser e Óptica na Agricultura” no Anfiteatro do Departamento de Engenharia. – DEG.