Inaugurada ala III da Biblioteca Central

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 24 Outubro 2008 10:27 | Última Atualização: Sexta, 24 Outubro 2008 10:27
Autoridades da Universidade Federal de Lavras – Ufla inauguraram, na manhã desta sexta-feira (24/10), a ala III da Biblioteca Central da Universidade. O evento marcou também a abertura da III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.

Em 2008, a Biblioteca Central da Ufla comemora 50 anos. Ela foi criada em 1958, no campus histórico (onde hoje fica o Museu de História Natural), e permaneceu por lá até 1979, quando passou para o campus novo. Desde então ela não parou de crescer. Atualmente, tem um acervo de cerca de 150 mil obras, entre livros, periódicos e teses, e recebe em média 45 mil usuários por mês.

A ampliação, contou com investimentos da ordem de dois milhões de reais e constitue uma área de 1800m², complementando 4.800 m² em toda Biblioteca. “para nós é extremamente importante, pois se termina um ciclo com essa terceira ala, mas começa outro, ou seja, como nós vamos gerenciar tudo isso, o que temos a oferecer e melhorar” Ressaltou Vânia Natal de Oliveira, Diretora da Biblioteca.

Vários projetos já estão sendo executados pela nova direção da Biblioteca, através do apoio da Universidade. Serão promovidas melhorias das condições de acessibilidade, informatização, e na comunicação, com a criação da sala de teleconferências. No entanto, é na área de segurança que Biblioteca quer dar ênfase nos próximos anos: “além de preservar o nosso patrimônio, em especial o acervo, queremos dar mais segurança para os estudantes que freqüentam a biblioteca” concluiu Vânia.

Semana da Biblioteca

Instituída por um decreto no ano de 1980, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca será comemorada na Ufla a partir de hoje (24/10) até a próxima quarta-feira (29/10). Dentro da programação está incluída uma mesa redonda sobre Normas Técnicas de Documentação (25/10), e um curso sobre Pesquisa Científica (28/10). Na abertura, foi apresentada uma exposição que retrata os 50 anos da Biblioteca Central.

Segundo a Diretora Vânia, o objetivo da Semana é apresentar atividades mais atrativas, que busquem mostrar a importância do livro e da leitura aos estudantes, e também homenagear a Bossa Nova, estilo musical que, assim como a Biblioteca, completa 50 anos em 2008. “fizemos uma programação rica no sentido cultural e científico, que marca o inicio da nossa gestão à frente da biblioteca”. Afirmou.

No encerramento, quarta-feira, será realizado um Happy Hour, na rampa de acesso da Biblioteca, com a apresentação de um grupo musical de Bossa Nova. Mais informações sobre a programação, consulte o site da Biblioteca, ou ligue (35) 3829-1174.