Departamento de Educação instrui educadores e pais em sexualidade

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 27 Outubro 2008 10:13 | Última Atualização: Segunda, 27 Outubro 2008 10:13
O Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras – DED/Ufla realizou, no último sábado (25/10), na cidade de Paraguaçu/MG, atividades do projeto de extensão Educação Inclusiva: Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção.

O projeto, aprovado pelo MEC desde fevereiro tem o objetivo de articular educadores da região do Sul de Minas para produzir conhecimento na área de sexualidade e gêneros, na infância, e divulgar esse conhecimento através de congressos, simpósios e fóruns. Neste sábado, porém, o destaque foi a participação direta das crianças nas atividades.

Com o apoio de monitores voluntários, estudantes da Ufla, o DED desenvolveu duas ações na cidade. No Parque do Horto, foi montada uma Gincana Cooperativa, com diversas atividades educativas, direcionadas para as crianças, que tiveram como tema a questão dos gêneros sexuais. “Esses trabalhos mostram que a concepção de gêneros e sexualidade que a criança tem, não é a mesma do adulto. As crianças têm um jeito especial de construir suas teorias sobre todos esses assuntos”. Afirmou Cláudia Maria Ribeiro, professora do DED e coordenadora do projeto.

Enquanto as crianças se divertiam no parque, orientadas pelos professores e voluntários, os pais participaram de um seminário, onde foram ouvidos e orientados a respeito das melhores maneiras de se trabalhar a educação sexual dos filhos. Segundo Fátima Ribeiro, assessora do Departamento de Educação, o trabalho conjunto dos pais e educadores é uma importante parceria: “a escola não consegue trabalhar com as crianças sem trabalhar com as famílias. O olhar que as crianças trazem de casa faz toda diferença na escola”. Ressaltou.

O projeto, considerado um sucesso pelas coordenadoras, teve a participação de cerca de 250 pessoas, entre pais e crianças, vindas de diversas cidades do Sul de Minas. Professores e pais descobriram como lidar com as crianças quando o assunto é sexualidade. “Nós buscamos, com o projeto, fazer um processo educativo, trabalhando diretamente com os educadores, e claro, uma boa formação continuada vai proporcionar um melhor relacionamento com a família e as escolas, e isso vai atuar na educação de nossas crianças de modo geral” afirmou Ila Maria Silva de Souza, professora do DED, que também coordenou o projeto.