Despesas com alimentos continuam pressionando a inflação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 28 Outubro 2008 07:24 | Última Atualização: Terça, 28 Outubro 2008 07:24

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ficou em 0,86% no mês de outubro. Em setembro, esse índice havia sido de 0,67%. No acumulado do ano, a taxa de inflação medida pelo IPC da UFLA está em 6,68%, enquanto a remuneração da caderneta de poupança (data base do dia 1º) acumula, em 2008, crédito de 6,39%.

Entre os onze grupos que compõem o IPC da UFLA, as maiores altas ficaram concentradas principalmente nos setores de alimentos (1,66%),gastos com vestuário (2,53%) e material de limpeza, com alta de 2,5%.

Também tiveram alta em outubro as despesas com bebidas (0,57%) e bens de consumo duráveis – eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e informática, cujo aumento foi de 0,23%.

No grupo alimentos, os produtos in natura subiram, em média, 0,3%; os semi-elaborados, 3,79% e os alimentos industrializadosnão tiveram variação na média dos preços pesquisados. Por itens, as maiores altas foram as da carne bovina, que, em outubro, aumentou para o consumidor de 7,34%; da carne suína, 2,55%; dos pescados, 2,42% e também alguns hortifrutigranjeiros, como o limão (17,6%), o maracujá (5,14%), a goiaba (4,6%), a maçã (4,37%) e a pêra (2,07%).

No entanto, a pesquisa da UFLA constatou queda nos preços de alguns produtos básicos, como o feijão (-3,52%) e o arroz (-1,29).

No mês passado, a alta média dos alimentos tinha sido de 1,73% e, em agosto, ficou em 1,19%. No ano, os alimentos acumulam aumento médio de 16,45%.

E a cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas já acumula alta, em 2008, de 15,97%. Em janeiro, custava R$313,71 e, agora em outubro, vale R$363,81. Em setembro, seu custo era de R$361,32.

Entre os demais grupos pesquisados pela UFLA, não foram constatadas, em média, variações de preços nos segmentos ligados aos gastos com serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha), lazer, moradia e educação e saúde. Já nas categorias despesas com transporte e material de higiene pessoal, a pesquisa identificou queda, na média dos preços levantados, de -0,11% e -0,07%, respectivamente.