Altas dos Hortifrutigrangeiros e de animais para abate mudam panorama no campo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 28 Outubro 2008 07:26 | Última Atualização: Terça, 28 Outubro 2008 07:26
O Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) divulgou os Índices de Preços Agrícolas referentes ao mês de outubro, que revelaram uma mudança de tendência no campo. Depois das altas dos preços dos insumos agrícolas nos últimos três meses, superando a renda do produtor rural, a sustentação da renda agrícola em outubro veio da melhoria dos preços pagos pelos hortifrutigranjeiros e pelos animais para abate.

Em outubro, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve variação positiva de 0,74%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas caiu 1,14%. Estes índices estimam, respectivamente, a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor.

Na análise por setor, foram os hortifrutigranjeiros que mais pressionaram os preços no campo. A alta média deste grupo foi de 7,03%, destacando-se os aumentos da laranja (100,0%), do tomate (14,04%), da couve-flor (20,0%) e da mandioca (16,67%).

O preço pago aos cafeicultores pela saca do produto aumentou 1,24% no mês, bem como o preço do novilho para o abate, cuja alta foi de 18,75% e também da vaca para abate, com aumento médio de 7,59%.

Em outubro, o preço pago pelo milho teve uma reação de 3,85%, ao contrário do preço do feijão, que caiu 3,13% para o produtor.

E o preço do leite tipo C pago ao pecuarista continua sua tendência de queda. Em outubro, ficou mais barato 2,16%, a exemplo dos dois meses anteriores, quando caiu 2,79% em setembro e 3,47% em agosto.

Entre os insumos agrícolas que ficaram mais baratos em outubro, destacam-se os inseticidas (-3,13%), os fungicidas (-2,97%), os antibióticos (-4,85%) e os vermífugos, cuja queda média foi de 8,51%. A maior alta verificada entre os insumos foi a dos fertilizantes, que ficaram mais caros, para o produtor, 4,21%.

No ano de 2008, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos produtos agrícolas acumula alta de 15,16% e o Índice de Preços Pagos (IPP) registra o acumulado de 17,96%.