Concurso premia melhores cafés de Minas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 29 Outubro 2008 12:47 | Última Atualização: Quarta, 29 Outubro 2008 12:47
Promovido pela Universidade Federal de Lavras – Ufla, em parceria com a Emater/MG e a Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, o V Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, premiou os melhores cafés em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado.

O evento recebeu este ano a adesão de cerca de 1200 cafeicultores do Estado, sendo 60% destes da região Sul de Minas. O encerramento, acontecido ontem (28/10), no Salão de Convenções da Ufla, recebeu a presença de aproximadamente 250 pessoas, entre produtores, pesquisadores, professores da Ufla e convidados.

Marco Antônio Fabri Júnior, Presidente da Comissão Organizadora, afirmou que o concurso contribui muito com a melhoria na qualidade dos cafés e seu conseqüente fortalecimento no mercado: “Nesse momento de crise mundial, há a necessidade de união da cadeia produtiva, para que os cafés de Minas sejam reconhecidos, valorizados e divulgados por todos, para que se fortaleçam no mercado brasileiro e internacional”. Concluiu.

Presente no evento, Gilman Viana Rodrigues, Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, afirmou em seu discurso, que os desafios para os produtores de café serão muito grandes diante da crise financeira mundial. Segundo ele, com a crise, o Brasil poderá ganhar mercado nos próximos anos: “os países em desenvolvimento estarão, dentro de 3 ou 4 anos, com uma oportunidade fantástica de comércio e mercado, porque a ressaca dos países mais ricos vai se alongar por muito tempo”.

Premiações e homenagens

O V Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, premiou os cincos primeiros colocados em duas categorias de cafés: Café Natural e Café Cereja Descascado (tabela). Na categoria Café Natural o primeiro colocado foi Francisco Luiz da Costa, da cidade de Jacuí. Já na categoria Café Cereja Descascado o campeão foi o produtor Carlos Sérgio Sanglard, do município de Araponga. Os dois receberam, além de outros prêmios, uma moto 125 cilindrada.

Foram homenageados também, pela organização do Concurso, os 30 classificados como melhores produtores de café do Estado de Minas Gerais. Ao final, foi realizado um leilão dos cafés premiados.

Categoria Café Natural

1.º