Ufla promove encontro com produtores de leite

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 12 Novembro 2008 10:56 | Última Atualização: Quarta, 12 Novembro 2008 10:56
Em parceria com a Emater-MG, Comissão Permanente “Em Busca do Melhor Leite do Brasil”, Cooperativa Agrícola Alto Rio Grande e da Prefeitura de Lavras, a Universidade Federal de Lavras – Ufla promoveu nesta quarta-feira (12/11), no campus, o 2.º Encontro Regional de Pecuária Leiteira.

O evento, que está em sua segunda etapa, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais, através do desenvolvimento sustentável da bovinocultura e da melhoria constante na qualidade do leite produzido na Região. “Não terá mercado o leite que não tiver qualidade, portanto nós buscamos levar ao produtor a possibilidade de ter qualidade no leite produzido”, afirmou Clóvis Correia, presidente da Cooperativa Agrícola Alto Rio Grande.

Segundo Marco Antônio Canestri, Gerente Regional da EMATER de Lavras, o evento está dentro de um programa que busca identificar quais são os maiores problemas da pecuária leiteira e quais as potencialidades do setor. “Nós focamos quatro aspectos da pecuária leiteira: o manejo, a organização das fazendas, o gerenciamento da propriedade, e a qualidade do leite”, concluiu.

Cerca de 200 produtores assistiram a duas palestras. O Engenheiro Agrônomo Edson Spini Logato, Coordenador técnico Regional da EMATER-MG falou sobre Integração, Lavoura, Pecuária e Silvicultura. Em seguida o Engenheiro Agrônomo Márcio Edgar Rodrigues Leite, extencionista da EMATER-MG, debateu a qualidade do leite e sua importância no mercado.

O Reitor da Ufla em exercício, professor Elias Tadeu Fialho, destacou a importância do Encontro Regional para melhoria da qualidade do leite produzido em Minas Gerais, responsável por 30% da produção nacional. “O Encontro é um instrumento muito importante para agregarmos conhecimento e nos tornar mais competitivos no mercado”. Ressaltou.