Ufla cria curso de graduação em Engenharia Ambiental

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 14 Novembro 2008 09:26 | Última Atualização: Sexta, 14 Novembro 2008 09:26

Através do Conselho Universitário – CUNI e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, a Universidade Federal de Lavras – Ufla aprovou, neste mês, a criação do curso de Engenharia Ambiental. A implantação do novo curso ocorrerá no segundo vestibular de 2009.

A proposta de um curso de graduação em Engenharia Ambiental foi feita a cerca de quatro anos, por uma comissão de professores, presidida pelo professor Luiz Antônio Lima, do Departamento de Engenharia – DEG. Segundo o professor João Chrysostomo de Resende, pró-reitor de graduação da Ufla, na época a Universidade não tinha recursos e nem infra-estrutura para abrigar o novo curso, porém o projeto foi bem recebido pelos integrantes do Conselho.

Em 2007, com a instituição do Projeto Reuni na Ufla, a proposta do curso voltou à pauta de discussão. Foi feita uma reestruturação do projeto, onde se definiu um novo perfil para o profissional da área, e assim, o curso foi aprovado pela pró-reitoria de graduação, pelo CEPE e pelo CUNI. “O curso de Engenharia Ambiental foi um dos primeiros a integrar a lista de novos cursos vindos através do Reuni. A gente já tinha o projeto de 2004 e precisamos apenas adaptá-lo quanto ao número de professores e à definição de um perfil profissional que tivesse um mercado específico de trabalho”, afirmou o professor Chrysostomo.

O profissional de Engenharia Ambiental tem como algumas de suas funções o trabalho com a questão dos resíduos ambientais, investigando e avaliando áreas degradadas e os impactos ambientais causados, além de atuar também na recuperação dessas áreas. Segundo Chrysostomo, um perfil diferente de outros profissionais formados na Ufla: “nós procuramos dar um perfil de trabalho diferenciado do que hoje já trabalham profissionais que a gente forma, como o de Engenharia Florestal, Agrícola e Ciências Biológicas”. Concluiu.