Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Simpósio na Ufla debate doenças do cafeeiro

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 18 Novembro 2008 11:12 | Última Atualização: Terça, 18 Novembro 2008 11:12
Começou hoje (18/11) e vai até a próxima quinta-feira (20/11) o 8.º Simpósio de Controle de Doenças de Plantas: manejo fitossanitário da cultura do cafeeiro. O evento é promovido pelo Departamento de Fitopatologia da Ufla – DFP, com a organização do Núcleo de Estudos em Fitopatologia – Nefit.

 

O Simpósio traz como objetivo difundir as tecnologias, e os resultados de pesquisas de especialistas de diversas Instituições, referentes ao manejo fitossanitário da cultura do cafeeiro, visando a aplicação do conhecimento na solução de problemas que assolam a produtividade e qualidade do café. “Neste momento de preços baixos no produto final, é importante ter esse tipo de discussão de novas tecnologias visando o controle de pragas na lavoura cafeeira” Afirmou o professor Mário Lúcio Vilela Resende, Coordenador Geral do Simpósio.

 

As pesquisas que serão alvo de palestras durante o Simpósio estão presentes também em um livro, publicado e organizado pelo Nefit chamado “Manejo Fitossanitário da Cultura do Cafeeiro”. O professor Mozar José de Brito, Pró-Reitor de Pós Graduação da Ufla, comemorou a chance de divulgação dos trabalhos: “A organização deste evento é importante para complementar a formação do estudante e também como espaço para experiência para nós docentes e técnicos, e também como oportunidade de divulgação do conhecimento gerado”. Afirmou.

 

Durante os três dias de evento acontecerão palestras e mesas de debate a respeito de temas como: aplicação de produtos; manejo da ferrugem; qualidade e segurança alimentar; e controle de cigarras, viroses, acáros, nematóides, entre outras pragas. Os prelecionistas são pesquisadores da Ufla, da Universidade Federal de Viçosa – UFV, da Epamig, Emater, dentre outras instituições.

 

O Reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, destacou a relevância do Simpósio, frente às mudanças ocorridas no manejo do cafeeiro: “a gente que trabalha com cafeeiro sabe que houve uma revolução às praticas de manejo na cafeicultura, a partir do surgimento de doenças como a ferrugem. Nós mudamos completamente o sistema de manejo da lavoura a partir do momento que introduzimos algumas práticas de manejo fitossanitário”. Concluiu.

 

As palestras estão acontecendo no Salão de Convenções da Ufla. A programação completa está disponível na página do Nefit na Internet. Mais informações através do telefone (35) 3829-1795, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção