Equipe do DMV/Ufla coordena exposição do Kennel Clube de Belo Horizonte

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 18 Novembro 2008 15:05 | Última Atualização: Terça, 18 Novembro 2008 15:05

Em continuidade aos trabalhos exercidos pelo grupo de cinofilia coordenado pelo professor Carlos Artur (DMV), docentes do curso de Medicina Veterinária prestaram auxílio a três Exposições Panamericanas de Cães em São João Del Rei/MG. Os eventos foram patrocinados pelo Kennel Clube de Belo Horizonte (KCBH) e Federação Mineira de Cinofilia (FMC) ocorreram no dia 04/10. Os discentes, já treinados na área de auxílio de pista e arbitragem, realizaram toda a parte burocrática de cessão de titulações, permitindo o correto e rápido andamento da exposição.

Segundo o Dr. Sebastião Guimarães da Silva Filho, presidente da FMC, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) vem se destacando dentre todas as instituições mineiras de ensino superior no segmento de cinofilia, dando apoio técnico e logístico aos eventos cinófilos em todo o estado. E como um antigo sonho de criadores e cinófilos da região, a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), órgão máximo na criação de cães de raça no Brasil, permitiu que, ainda este ano, seja fundado o Kennel Clube de Lavras (KCL), após longos 15 anos de operação como Núcleo Cinófilo em Lavras (NCL).

O professor Carlos Artur lembra que Lavras sedia exposições internacionais, panamericanas e nacionais de cães desde 1996, com um grande sucesso de comparecimento de criadores e público. De acordo com o professor, Lavras possui um potencial enorme para a instalação de mais canis registrados, contando com um plantel uniforme e de boa qualidade genética. O Departamento de Medicina Veterinária (DMV), em contrapartida, criou a disciplina de cinofilia (eletiva), aberta a todos os estudantes da Ufla que queiram ingressar no segmento de criação de cães de raça. Todas essas medidas junto a CBKC e a FMC colocarão, certamente, de maneira definitiva e incisiva, o KCL como um dos clubes federados mais atuantes do estado em matéria de cinofilia.

Na foto, da esquerda para a direita: Dr. Sebastião (presidente da FMC), Dr. Capistrano (árbitro), Paula (DMV), Denise (DMV), Prof. Carlos (DMV), Dr. Luis Cláudio (árbitro), Germana (DMV) Bianca (DMV), Aline (DMV), Dr. Ginez (árbitro) e Isabela (DMV).