Ufla é destaque em premiação da Editora Abril

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 18 Novembro 2008 15:17 | Última Atualização: Terça, 18 Novembro 2008 15:17
A Universidade Federal de Lavras – Ufla participou, no último dia 10 de novembro, da grande final do Prêmio Melhores Universidades da revista Guia do Estudante, promovido pela Editora Abril.

O evento, que está em sua quarta edição, premia as melhores instituições de ensino superior do país separadas por categorias que envolvem a área de conhecimento, o tipo de instituição e a sustentabilidade. O objetivo é valorizar as instituições que mais se destacam durante o ano.

A Ufla ficou entre as três finalistas da categoria Universidades Públicas do Interior, juntamente com a Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e a Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (ganhadora do prêmio). Mesmo não ficando com o primeiro lugar, a Ufla se destacou por ser a única Universidade Federal do Estado de Minas Gerais presente entre os finalistas de todas as categorias.

Segundo o professor João Chrysostomo de Resende Júnior, Pró-Reitor de graduação, que representou a Universidade no evento, a participação da Ufla na final foi positiva para a imagem da Instituição e confirmou a busca pela excelência no ensino: “para a Ufla, participar da final do prêmio foi bastante interessante, uma vez que apenas quatro universidades federais estavam representadas. Nós tivemos uma divulgação muito importante da nossa Universidade”. Comentou.

Cursos - A premiação da revista Guia do Estudante faz ainda uma classificação dos cursos de graduação em todo país. Os cursos que mais se destacam recebem entre 3 e 5 estrelas. Esse ranking leva em consideração a opinião dos coordenadores de cursos de todas as universidades brasileiras, os resultados do Enade, e uma série histórica dos cursos.

Além de ser umas das três melhores Universidades Públicas do interior do país, a Ufla se destacou também nesta classificação dos cursos de graduação. Sete cursos entraram no ranking: os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia foram classificados com 5 estrelas; os cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Florestal e Engenharia Agrícola ganharam 4 estrelas; e o curso de Ciência da Computação 3 estrelas. “A proporção de cursos ‘estrelados’ da Ufla é bem satisfatória, se compararmos com outras universidades. Desde o lançamento do prêmio a gente tem tido uma avaliação muito positiva dos nossos cursos”. Ressaltou o professor Chrysostomo.

Este é o segundo ano consecutivo que a Ufla participa entre os finalistas da premiação em São Paulo. O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas o Ministro da Educação Fernando Haddad. A atriz Fernanda Montenegro foi a mestre de cerimônias do evento.