Projeto da Ufla é premiado pelo combate ao racismo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 20 Novembro 2008 08:05 | Última Atualização: Quinta, 20 Novembro 2008 08:05
No último sábado (15/11) as coordenadoras do projeto de extensão da Ufla “Metodologias Participativas no Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial”, professoras Maria de Lourdes Souza Oliveira e Mônica Carvalho Capelle, receberam, do próprio Conselho e do Movimento Negro de Lavras, o Mérito Professor Luiz de Mesquita.

O Prêmio, criado em 2002, tem como objetivo homenagear os destaques da comunidade negra lavrense que atuam de forma efetiva no combate ao racismo e à discriminação. O projeto da Ufla realiza oficinas com educadores do município visando apoiar reflexões sobre práticas pedagógicas cotidianas ao combate do racismo, e é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade – Proec.

O projeto premiado está vinculado a outro, também desenvolvido na Universidade, com apoio da Fapemig, chamado “Olhares atentos à discriminação dupla:relações de gênero, processos de empoderamento e discriminação étnico-racial: uma abordagem construcionista em um município do Sul de Minas Gerais”. “Ambos os projetos têm como objetivo combater o racismo e a discriminação de gênero no município”, afirmou Inês Caroline de Lima Proença, graduanda de Agronomia e pesquisadora no projeto.

Além das coordenadoras e da estudante Inês, participam também da equipe do projeto as graduandas Isla Karla Azevedo e Marina Biscaro, do curso de administração, e o mestrando do Departamento de Administração e Economia – DAE, Pedro Rosas Magrini.