Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Projeto do DQI/Ufla é premiado em São Paulo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 20 Novembro 2008 12:04 | Última Atualização: Quinta, 20 Novembro 2008 12:04

Um projeto, coordenado pelo Professor Luiz Carlos Alves de Oliveira, do Departamento de Química da Universidade Federal de Lavras – DQI/Ufla foi o vencedor do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, acontecido nesta terça-feira (18/11), em São Paulo. A premiação é promovida pela Santander Universidades e Universia Brasil.

 

O projeto “Reciclagem de Rejeitos da Indústria do Couro Contendo Cromo: inovação tecnológica agregando valor a um resíduo tóxico” trata da recuperação de resíduos produzidos pela indústria do couro. Estes resíduos são prejudiciais ao meio ambiente pela presença do metal cromo.

 

Ele consiste em uma forma de separar o cromo presente nos rejeitos, de forma que tanto o cromo quanto o colágeno onde ele está impregnado saiam limpos, e possam ser reaproveitado pela indústria. “A gente resolve o problema ambiental e gera dois produtos com valor agregado, que é o cromo limpo e o fertilizante diferenciado (o colágeno)”. Concluiu o professor Luiz Carlos.

 

O Prêmio Santander de Ciência e Inovação contempla as melhores pesquisas científicas de caráter inovador em três categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia. A proposta dele é revelar e divulgar para a comunidade e para o meio empresarial, o talento dos autores de projetos ou idéias inovadoras que contribuirão para o desenvolvimento sustentável do País.

 

O Projeto coordenado pelo professor Luiz Carlos foi o vencedor na região sudeste e também ficou com a primeira colocação nacional na categoria Ciência e Inovação para a Indústria. Concorreram aos prêmios mais de 1900 projetos de 244 instituições de ensino superior de todo o país. “Quando comecei o experimento, não imaginava que chegaria a tanto, mas o prêmio justifica o trabalho”. Afirmou.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.