Fruticultura mineira é tema de debate na Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 21 Novembro 2008 06:17 | Última Atualização: Sexta, 21 Novembro 2008 06:17
A Universidade Federal de Lavras – Ufla, através do Núcleo de Estudos em Fruticultura – Nefrut, promoveu, nesta quinta-feira (20/11), o 3.º Encontro Técnico de Fruticultura: Avanços e Perspectivas. O evento expôs as dificuldades e desafios do cultivo de frutíferas, destacando as oportunidades de melhoria na renda e qualidade de vida do produtor

O Encontro teve como objetivo congregar fruticultores, estudantes, professores e profissionais interessados no desenvolvimento da fruticultura local e regional e estimular a implantação de projetos de fruticultura, além de proporcionar um fórum de debate sobre a fruticultura mineira, em especial a do Sul do Estado de Minas Gerais. “A fruticultura é uma importante atividade econômica para nossa região e esse encontro é um fomento ao aumento da eficiência e da lucratividade da nossa produção”, afirmou o professor Elberis Pereira Botrel, chefe do Departamento de Agricultura – DAG/Ufla.

Através de palestras foram debatidos temas como o associativismo na produção de frutas, o marketing na fruticultura mineira, a produção integrada de frutas e a diversificação na fruticultura temperada. “A gente percebe que a fruticultura tem se tornado de fato uma atividade de expressão na nossa região, como opção de diversificação, de renda, o que tem dado de fato a condição de sustentabilidade às nossas propriedades rurais”. Ressaltou o Reitor da Ufla, Professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes.

Na abertura do Encontro, o Reitor destacou ainda o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Agricultura da Ufla – DAG, na realização do evento: “Através desse Encontro, o DAG consegue interagir de forma muito positiva professores, pesquisadores de outros departamentos da Ufla e de outras instituições parceiras como a Epamig e a Emater, em torno do tema fruticultura”.