Inflação medida pela Ufla ultrapassa 7,0 % no ano

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 25 Novembro 2008 08:12 | Última Atualização: Terça, 25 Novembro 2008 08:12

• Alimentos já estão 16,67% mais caros em 2008

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ficou em 0,43% no mês de novembro. Em outubro, essa taxa havia sido de 0,86%.

Com esses índices, a taxa de inflação medida pelo IPC da UFLA está acumulada, no ano, em 7,16%, enquanto a remuneração da caderneta de poupança (data base do dia 1º) acumula, em 2008, crédito de 7,12%.

Os preços dos alimentos lideram as altas do ano e já ficaram, em média, mais caros 16,67%.

Entre os onze grupos que compõem o IPC da UFLA, as maiores altas em novembro ficaram concentradas, principalmente, nos setores de alimentos (0,88%),gastos com vestuário (1,35%) e com transporte, com alta de 0,48%. Também tiveram alta no mês as despesas com material de limpeza (0,3%) e higiene pessoal, cujo aumento foi de 0,22%.

No grupo alimentos, os produtos in natura caíram, em média, 0,23%; os semi-elaborados aumentaram 0,92% e os alimentos industrializados ficaram mais caros 1,14%.

Mesmo com essa alta dos produtos industrializados, a pesquisa constatou que os principais derivados lácteos ficaram mais baratos para o consumidor, no mês: leite longa vida, queda de 1,5%; leite em pó, -1,53% e iogurte, decréscimo de 2,27%. No entanto, o queijo ficou mais caro 2,19% e o leite tipo C teve alta, no mês, de 4,12%.

Entre os produtos semi-elaborados, o preço do arroz subiu 1,54%, em novembro, ao contrário do feijão, que teve queda de 1,82%. Já os preços das carnes tiveram as seguintes variações no mês: suína, 1,7%; bovina, 0,74% e frango, 2,22%.

Entre os alimentos in natura, as altas ficaram concentradas nos preços do abacate (6,55%), maracujá (5,49%), mamão (4,27%), uva (4,98%) e melancia (4,3%). E, entre os produtos in natura que ficaram mais baratos para o consumidor, destacam-se a batata          (-2,62%), a cenoura (-6,94%) e a cebola, (-5,4%).

A cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas já acumula alta, em 2008, de 16,77%. Em janeiro, custava R$313,71 e, agora em novembro, vale R$366,35. Em outubro, seu custo era de R$363,81.

Entre os demais grupos pesquisados pela UFLA, não foram constatadas, em média, variações de preços nos segmentos ligados aos gastos com serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha),com lazer e com moradia. E a pesquisa identificou queda, na média dos preços levantados, dos seguintes grupos: bebidas (-1,45%) e bens de consumo duráveis - eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e informática (-0,81%).