Ufla recebe condecoração pelo centenário

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 03 Dezembro 2008 10:18 | Última Atualização: Quarta, 03 Dezembro 2008 10:18
A Universidade Federal de Lavras – Ufla foi homenageada, em Belo Horizonte, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais – IHGMG. O evento, ocorrido em sessão solene, na sede do Instituto, foi uma saudação ao Centenário de fundação da Ufla, completado este ano.

Na sessão, presidida pelo Dr. Fernando Brandão, presidente do IHGMG, a Universidade teve sua bandeira condecorada com a Medalha “Israel Pinheiro”. O Reitor da Ufla, Professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, representou a Universidade na homenagem.

Em seu discurso, Nazareno reconheceu o trabalho realizado por professores, técnicos administrativos e estudantes da ESAL-Ufla, de gerações anteriores, e a disposição daqueles que hoje integram a comunidade acadêmica. Ele ainda assumiu o compromisso de estimular professores e pesquisadores da Universidade, que atuam em áreas de interesse do IHGMG, para o estabelecimento de parcerias com o Instituto.

O Administrador, Dr. José Renato de Castro Cesar, ex-aluno da Ufla e autor da proposta de homenagem, discursou em nome do Instituto. Ele lembrou de toda caminhada feita pela Ufla até se tornar uma Universidade Federal e salientou os desafios para o futuro. “Os cem anos da Escola Agrícola de Lavras representam um marco histórico – um tempo de busca, uma era em que o pensar, o sentir e o agir amadurecem e se tornam frutos de bem-aventurança... A Ufla tem o desafio eterno de formar os espíritos dos brasileiros que se encantam pelas lides agrárias. E, neste desafio, deverá educar e formar pessoas com senso crítico”, disse.

O IHGMG trabalha com o estudo, a pesquisa e a divulgação de áreas do saber humano como História, Geografia, Geologia, Arqueologia, Antropologia, Sociologia, Paleontologia, Genealogia, Estatística, além de outras de caráter complementar, com ênfase especial e permanente em todos os estudos que se referirem ao Estado de Minas Gerais.

Além da homenagem à Ufla, foi realizado o lançamento do livro “Nossas Vidas”, de autoria do associado do IHGMG, o Historiador Serafim Ângelo da Silva Pereira e também a inauguração de uma Galeria contendo vários mapas, relíquia colecionada pelo Geógrafo David Márcio, que fez a doação ao IHGMG.