Planetário faz viagem pelo Universo na Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 04 Dezembro 2008 11:42 | Última Atualização: Quinta, 04 Dezembro 2008 11:42
A Universidade Federal de Lavras – Ufla, através de um projeto de democratização da ciência, o Ufla Ciência, realizou, nesta quarta-feira (03/12), no Ciuni, apresentações de um planetário itinerante adquirido este ano com recursos da Fapemig.

O Planetário é insuflável e tem capacidade para 50 pessoas. Ele promove, com jogos de luz e projeções de imagens, uma viagem simulada pelo espaço. Reproduzindo artificialmente o céu ele mostra os principais planetas e constelações do nosso sistema solar. Cada apresentação dura cerca de 40 minutos.

O planetário foi uma aquisição do projeto Ufla Ciência e estamos fazendo as primeiras apresentações dele na Ufla. A idéia para uma segunda etapa, levar para escolas, ginásios com apresentações para a comunidade em geral”, ressaltou a Professora Luciana de Matos Alves Pinto Departamento de Química, uma das coordenadoras do projeto.

O Projeto Ufla Ciência ainda desenvolve na Universidade diversas atividades relacionadas com as áreas da ciência, como a biologia, química, física e matemática. “O projeto é interdisciplinar, ou seja, tem professores de diversos departamentos da Ufla envolvidos, e tem como objetivo a popularização e democratização da ciência junto à comunidade”, afirmou a Professora Ângela Soares do Departamento de Biologia.