Ufla instrui técnicos da Semad e IEF no ZEE/MG

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 15 Dezembro 2008 13:48 | Última Atualização: Segunda, 15 Dezembro 2008 13:48
A Universidade Federal de Lavras – Ufla, através Departamento de Ciências Florestais – DCF e do Laboratório de Manejo Florestal – LEMAF, promove, de 17 a 19 de dezembro, na cidade de Diamantina/MG, um curso de treinamento para utilização do Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE do Estado de Minas Gerais.

Coordenado pelo Professor José Roberto Soares Scolforo, do DCF/Ufla, o curso tem como objetivo capacitar servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad e do Instituto Estadual de Florestas – IEF na utilização e análise dos dados do Zoneamento Ecológico-Econômico de Minas Gerais visando utilizá-la no processo de licenciamento e em análises diversas.

O treinamento busca ainda contribuir para a definição de diretrizes do desenvolvimento sustentável de Minas Gerais e a implementação de ações ambientais específicas em áreas estratégicas.

O Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de Minas Gerais consiste na elaboração de um diagnóstico dos meios geo-biofísico e sócio-econômico-jurídico-institucional, gerando respectivamente duas cartas principais, a carta de Vulnerabilidade Ambiental e a Carta de Potencialidade Social, que sobrepostas irão conceber áreas com características próprias. A Ufla, através de uma equipe coordenada pelo Professor Scolforo tem participação direta no ZEE/MG.

Para saber mais sobre o ZEE/MG acesse o site www.zee.mg.gov.br.