Livro relata a história da Praça Dr. Augusto Silva em Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sábado, 20 Dezembro 2008 15:05 | Última Atualização: Sábado, 20 Dezembro 2008 15:05
A Editora da Universidade Federal de Lavras – Ufla lançou, nesta sexta feira (19/12), o livro ‘Do Romantismo à Atualidade: Lavras, história de uma praça...’. A cerimônia de lançamento, realizada no auditório do Vitória Palace Hotel, contou com a presença de autoridades da Ufla e do município de Lavras.

O Livro foi organizado pelas autoras Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Professora do Departamento de Agricultura – DAG e Alessandra Teixeira da Silva, ex-aluna da Universidade. Ele conta a história das praças Dr. Augusto Silva e Leonardo Venerando Pereira (antiga Praça da Bandeira) desde a criação, passando pelo projeto original de ajardinamento, bem como o relato de todas as intervenções realizadas até a sua apresentação atual por meio de textos, documentos e fotografias.

Segundo o diretor da Editora Ufla, Professor Renato Paiva, o livro possui formato diferenciado, com projeto gráfico criado para estimular a leitura, com uma boa disposição das fotos e textos, deixando a obra mais elegante e atraente. Para o custeio de sua impressão, a Editora Ufla contou com o apoio fundamental do GRAAL Shopping, da Prefeitura Municipal de Lavras, do Vitória Palace Hotel, da Canto Verde Floricultura e Paisagismo, do Centro de Estudos Ambientais e Paisagísticos (CEAP) de Belo Horizonte/MG, da Ravenala Paisagismo e dos Supermercados REX.

O livro está incluído nos títulos lançados pela Editora em 2008, ano em que a Ufla completou 100 anos de fundação: “Esse é 17º lançamento da Editora, somente nesse ano. Essa obra tem um caráter especial, pois, além de ser parte das comemorações do centenário da Ufla, também é um marco para os 100 anos da Praça Dr. Augusto Silva, completados também nesse ano, sendo uma homenagem que a Ufla presta a um patrimônio da cidade de Lavras”, disse o diretor.

Origem

A obra foi inspirada na tese de doutoramento da ex-aluna da Ufla, Alessandra Teixeira da Silva, defendida na Universidade no ano de 2006 sob orientação da Professora Patrícia Duarte de Oliveira Paiva. Segundo a orientadora a tese é um trabalho feito a “quatro mãos”, pois o professor orientador é responsável pela indicação do tema de pesquisa, assim como pela orientação da metodologia e processos a serem utilizados para o desenvolvimento do trabalho, além do auxílio ao estudante na organização do conteúdo, assim como toda sua supervisão e correção.

De acordo com a Professora Patrícia Paiva, uma das linhas de pesquisas desenvolvidas pela Universidade no programa de pós-graduação em Fitotecnia é a Pesquisa de Jardins Históricos, com ênfase em praças, e nesse contexto foi possível a orientação da professora à Alessandra Silva em sua tese. “A ex-aluna Alessandra realizou uma ampla pesquisa das Praças Dr. Augusto Silva e Leonardo Venerando Pereira (antiga praça da Bandeira), para compor os dados da tese e do livro”, relatou Patrícia.