DEX/Ufla promove Cursos de Verão 2009

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 16 Janeiro 2009 07:54 | Última Atualização: Sexta, 16 Janeiro 2009 07:54

O Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (DEX/Ufla) realiza de 26/1 a 20/2/2009, o Programa de Cursos de Verão de 2009, que visa oferecer disciplinas de difusão cultural, revisão e de pós-graduação nas áreas de física, matemática e estatística aos estudantes de graduação, de pós-graduação e de outras pessoas da comunidade.

Os cursos acontecerão no anfiteatro do DEX/Ufla. O período de inscrição já se encerrou, mas ainda há vagas para os seguintes cursos:

• Curso de revisão GA - Geometria Analítica e Álgebra Linear;
  • Minicurso 6 - Introdução ao cálculo vetorial e tensorial: uma abordagem física (10vagas);
  • Minicurso 7 - Física na cozinha (07 vagas);
  • Minicurso 8 - Introdução ao Xmgrace e ao Máxima (07 vagas);
  • Palestras

Os interessados deverão entrar em contato com a secretaria do evento, pelo telefone (35) 3829-1961 e 1962.

Curso de Nivelamento

DEX506 - Estatística Básica (Pós-graduação)

Minicursos

1. Introdução ao LaTex.

2. Análise de dados multivariados com enfoque a interpretação de gráficos e mapas.

3. Introdução a modelos lineares generalizados.

4. Técnicas de demonstração matemática.

5. Introdução à Análise de Experimentos de Física.

6. Introdução ao cálculo vetorial e tensorial: uma abordagem física.

7. Física na Cozinha.

Cursos de Revisão

1. CEX160 - Cálculo I.

2. CEX167 - Cálculo II.

3. CEX166 - Geometria Analítica e Álgebra Linear.

Os estudantes que farão o Exame de Suficiência deverão realizar a matrícula no DRCA nos seguintes dias:

13/02/09 para CEX160 - Cálculo I e CEX167 - Cálculo II;

16/02/09 para CEX166 - Geometria Analítica e Álgebra Linear.

1. Fatores que influenciam na evasão escolar: análise estatística.

2. Educação Matemática: perspectivas atuais.

3. Matrizes aleatórias e caos ondulatório.

Certificados

Os estudantes que tiverem presença em mais de 75% no minicurso inscrito receberão certificados de participação.

Informações:

Tefefone: (35) 3829-1962