Cursos de Verão são voltados a toda a comunidade

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 27 Janeiro 2009 15:33 | Última Atualização: Terça, 27 Janeiro 2009 15:33

Iniciaram-se, esta semana, os Cursos de Verão 2009, uma realização do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Na programação estão previstos mini-cursos, cursos de revisão, de nivelamento e palestras sobre temas relacionados à Estatística, Física e Matemática. Com isso, o evento tem por objetivo atingir não só estudantes da Ufla, mas também estudantes e professores de outras instituições de ensino superior e médio, entre outros profissionais.

Vários temas

Os mini-cursos que estão sendo ministrados são os seguintes: “Introdução ao LaTex”, “Análise de dados multivariados com enfoque na interpretação de gráficos e mapas”, “Introdução aos modelos lineares generalizados”, “Técnicas de demonstração matemática”, “Introdução à análise de experimentos de Física”, “Introdução ao cálculo vetorial e tensorial: uma abordagem Física”, “Física na cozinha” e “Introdução ao Xmgrace e ao Máxima (softwares utilizados nas áreas de Estatística, Física e Matemática).

Já os cursos de revisão tratam de cálculo I e II, geometria analítica e álgebra linear e são direcionados aos estudantes da graduação que foram reprovados nestas disciplinas, como forma de recuperação nas mesmas.

Além disso, ainda há o curso de nivelamento em Estatística Básica. Voltado especialmente para pós-graduandos, estima-se que haja de 80 a 100 inscritos matriculados.

Dentro e fora da Ufla

De acordo com o Prof. Renato Ribeiro de Lima, Coordenador dos Cursos de Verão 2009, os mini-cursos contam com cerca de 200 inscritos e os cursos de revisão contam com a presença de aproximadamente 450 alunos.

O Prof. Renato explica, ainda, que “os Cursos de Verão do Departamento de Ciências Exatas passaram algum tempo sem serem oferecidos, mas este ano resolvemos retomar o projeto. Acreditamos que, com isso, estamos oferecendo uma oportunidade de atualização e reciclagem à comunidade não só da Ufla, mas também a professores, estudantes e outros profissionais de Lavras e região. Além disso, aproveitamos mais a estrutura da universidade nas férias”, completa ele.

Vale ressaltar também que esta edição dos Cursos de Verão termina no dia 20 do mês que vem, mas o projeto deve continuar e ocorrer nos próximos anos e, possivelmente, será ampliado.