Ufla (DEG) e BMG (Energia) formam parceria para estudos sobre o aquecimento global

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 13 Fevereiro 2009 11:00 | Última Atualização: Sexta, 13 Fevereiro 2009 11:00
Uma parceria formalizada no dia três de fevereiro pelo Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/Ufla) e pelo BMG/Energia (nome provisório) criou o “Núcleo de Estudos do Aquecimento Global e Energias Renováveis (NEAR)”.

Responsável do DEG/Ufla pela criação e coordenação do Núcleo, o Prof. Gilmar Tavares, explica que “o objetivo do projeto é estudar o aquecimento global no tocante às suas correlações com o meio ambiente e propor soluções através de energias renováveis”.

Pela ata aprovada na primeira fase do projeto, o Prof. Gilmar e o assessor do BMG (Energia), Dr. Ronaldo David Alves, elaborarão um protocolo de parceria e acordo de cooperação entre as partes envolvidas, a ser submetida aos tramites regimentais das respectivas instituições parceiras.

Após a tramitação legal e aprovação, virá a segunda fase do projeto, que consistirá numa cerimônia de assinatura do acordo de cooperação, com presença da direção das instituições envolvidas, sendo que a data prevista é dia 16 de março.

O Prof. Gilmar explica que “pelo acordo, a universidade, através do DEG, cederá espaço físico para instalação do NEAR. Em contra-partida, o banco arcará com os gastos de reforma do espaço físico e instalação e de  todos os equipamentos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos,” diz ele.

O Coordenador do Núcleo afirma, ainda, que “é intenção do NEAR também envolver todos os professores e estudantes da universidade que estiverem interessados na discussão desta problemática global”.